Negritude em pauta no Audiovisual

0
146

A mostra Negritude em pauta no audiovisual aborda cultura, estética e arte negra trazendo “a temática afro-brasileira para o centro do discurso”. Com realização do Sesc em Minas e produção do Coletivo Coisa de Preto, no período de 11 a 13 de setembro de 2018, serão exibidos curtas e web séries realizadores negros e negras, seguida de rodas de conversas que aprofundem a discussão sobre estratégias para o fortalecimento do cinema negro; a importância do departamento de arte nas realizações; expansão de perspectivas imagéticas, conceituais e estéticas sobre o afro-futurismo. A  mostra será no Sesc Palladium, na Av. Augusto de Lima, 420, Centro. Interessados devem retirar ingressos 30 minutos antes de cada sessão.

O coletivo Coisa de Preto surge da inquietação de um grupo de pessoas negras de diferentes áreas artísticas diante da forma como a população negra vem sendo mostrada no cinema brasileiro. Em seu primeiro ano de existência o Coletivo procura construir a partir de um trabalho de pesquisa e experimentação uma linguagem cinematográfica que fuja das visões estereotipadas, exóticas e racistas de representação da população negra.

O coletivo é formado por Gil Amâncio, Cida Reis, Labibe Araújo, Thiago Nascimento, Leonardo Vieira e pelo Grupo de teatro Morro Encena, surgiu a partir de um despertar de um modus operandi do cinema negro a partir das perspectivas e olhares negros, sem querer impor reformulações ou rupturas, mas, sim releituras de um audiovisual mais afetuoso que contemple as nós, povo pret@ e aos nossos anseios.

O Coletivo Coisa de Preto convida realizadores/as produtores/as, interessados/as para juntos fortalecer o cinema negro na capital e região metropolitana. “Um cinema que reafirme a maneira do negro lutar pela vida, de ser na vida e habitar o mundo”.

Sabemos que a luta contra todas as formas de preconceito e racismo será vitoriosa se todos os brasileiros se comprometerem com estas pautas.

Serviço:

  • O que: A mostra Negritude em pauta no audiovisual aborda cultura, estética e arte negra trazendo “a temática afro-brasileira para o centro do discurso”.
  • Data: 11 a 13 de setembro de 2018
  • Onde: Sesc Palladium, na Avenida av. Augusto de Lima, 420, Centro

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here