Tecnologia para gestão de Recursos Humanos é aliada para melhoria de serviços do segmento

0
90

A tecnologia na gestão de Recursos Humanos tem mudado a forma como as equipes de gestão de pessoas trabalham (ou querem trabalhar) e, também, como as empresas deste segmento precisam ofertar seus serviços. Desde a automatização de atividades até o uso da Inteligência Artificial, novos sistemas são aplicados para otimizar o tempo e facilitar o alcance de metas, melhorando processos e trazendo resultados expressivos tanto para o contratante quanto para os recrutados.

Essa nova realidade parte de softwares que usufruem de recursos como  análise de dados, automatização de tarefas, documentação de processos, recrutamento preditivo, People Analytics, Inteligência Artificial, entre outros. Somados, esses benefícios são capazes de otimizar o trabalho das equipes  de Gestão de Pessoas e Recursos Humanos, reduzir custos e o tempo gasto na contratação, além de apoiar o desenvolvimento de colaboradores e nutrir as lideranças com informações estratégicas sobre suas equipes, essas tecnologias são: o recrutamento inteligente, a plataforma Advy.us e a ferramenta AssessFirst.

 

“Com a chegada das ferramentas tecnológicas de RH, iniciamos um momento em que os algoritmos desempenham um papel essencial, trazendo vantagens competitivas para empresas e profissionais. Vale lembrar que essa estratégia não é uma robotização. Pelo contrário, o uso inteligente dos recursos permite uma ligação mais próxima e a valorização dos colaboradores, destaca Hegel Botinha, diretor de tecnologia do Grupo Selpe.

Há 55 anos no mercado, o Grupo Selpe usufrui de uma estrutura que possibilita a centralização de todos os processos de recrutamento e seleção em uma única plataforma inteligente — capaz de levar ao setor de Recrutamento e Seleção dados e redução de custos. Por meio dela, uma empresa pode digitalizar processos de recrutamento e tarefas do RH.

“É uma plataforma muito completa e de alcance rápido. Até o momento, conseguimos, por meio desta plataforma, recrutar milhares de profissionais, alcançando um aumento significativo em setores diversos e ainda reduzimos em 60% o tempo para a contratação”, esclarece Hegel.

Como funciona o Recrutamento Inteligente:

 

O início do recrutamento inteligente começa com a abertura da vaga, definição dos parâmetros do perfil exigido, edição e disponibilização do perfil aos candidatos. Esse passo considera desde o tipo de posição, perfil, localidade, nível até pré-requisitos. Ele ainda analisa e acompanha todo o fluxo do processo, etapa a etapa. Gestão do Candidato e validação, serve para uso do Perfil Comportamental e Provas Técnicas (Português, Lógica, Inglês, Matemática) para testar competências e conhecimento técnico dos candidatos. Em seguida, a plataforma permite que a empresa convide o candidato para gravar uma vídeo entrevista, o que reduz as etapas presenciais de entrevista.

 

Em “área do candidato”, trata-se de um ambiente responsivo (mobile) para os candidatos, que garante conforto no acesso e agilidade nas inscrições — que podem ser feitos por meio de qualquer dispositivo Android ou iOS. Ainda é possível a exploração do perfil de empregabilidade e entendimento dos principais estilos de tomada de decisão dos candidatos. Páginas de carreira e banco ilimitado, pelo dashboard, o participante consegue analisar os dados dos seus processos em tempo real. No final, o recrutador ainda pode entrar em contato com o recrutado de diversas formas, inclusive pelo WhatsApp.

 Como é a plataforma Advy.us:

Outra tecnologia que contribui  muito para os processos é a Advy.us.  Indicado para Empresas que querem conhecer melhor sua liderança e construir um mapa estratégico para o HR. O Advy.us possibilita o aumento da performance de alcance das metas dos profissionais avaliados, a identificação de GAPs de desenvolvimento específicos para cada gestor, a identificação de sucessores para posições-chave, o desenvolvimento dos profissionais para melhoria de performance.

Essa plataforma integrada de gente e gestão digital conta com estratégias de negócio — por meio do gerenciamento de metas, indicadores e competências críticas —, estratégia de pessoas — que contribui na gestão de carreira e sucessão, cargos e remunerações e gestão de desempenho —, mais engajamento e desenvolvimento — com a gestão de competências, assessment executivo e desenvolvimento de pessoas —, e ainda com recursos complexos de People Analytics.

Como funciona a ferramenta AssessFirst:

AssessFirst é uma ferramenta francesa (com presença em grandes empresas ao redor do mundo) da qual o Grupo Selpe é solution provider no Brasil.  O AssessFirst permite a análise do potencial de performance e a aderência de seus profissionais a sua cultura organizacional, unindo agilidade com precisão em prol da estratégia e do protagonismo de qualquer área de Gente e Gestão. Entre as atividades, existem análises de relatórios, ranqueamento do potencial corporativo, mapeamento de talentos, identificação de perfis, planejamento de desenvolvimento e sucessão, match cultural, análise integrada das equipes e suas diversas competências e habilidades.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here