23.6 C
Belo Horizonte
qua, 24 abril 24

Campanha busca valorização da Carne Bovina mineira

Chef Vitor Rabelo se debruça sobre o vasto mundo das carnes, seus sabores, texturas e aromas em parceria com Sistema Faemg Senar

Reconhecida por seu sabor e qualidade, a carne produzida em Minas Gerais ganha destaque em uma campanha promovida pela comissão de Pecuária de Corte do Sistema Faemg Senar. Filé mignon, costela, bife ancho. Se só de ler esses nomes você já está com água na boca e pensando em planejar um belo prato a base de carne bovina no próximo fim de semana.

Nesta fase, que tem como slogan: “Carne Bovina é boa, é sustentável e é mineira”, foi realizada uma parceria com o chef Vitor Rabelo que, com a habilidade de um pesquisador da cozinha mineira caipira, vai se debruçar sobre o vasto mundo das carnes, seus sabores, texturas e aromas.

Das tradicionais almondegas a pratos sofisticados, você irá encontrar nas redes sociais e demais mídias do Sistema e do próprio chef vídeos que remetem a uma grande variedade de cortes, receitas e temperos, sempre pensando em tirar da carne o que ela tem de melhor. Para desvendar esse mundo, Victor Rabelo, um especialista no assunto, revelou suas receitas e, claro, ensina os segredos que fazem a diferença entre um simples bife e um filé suculento que vão ficar na memória.

“Meu trabalho desde sempre foi buscar um olhar para os ingredientes de forma sustentável, por isso, para mim, participar do projeto com o Sistema Faemg Senar foi uma grande honra porque procuro sempre parceiros que acreditam nos mesmos valores e que andam juntos em prol da valorização regional”, destaca o chef.

Sucesso garante prorrogação da campanha

A campanha de valorização da carne promovida pela comissão de Pecuária de Corte do Sistema Faemg Senar foi lançada no mês de julho para levar à população e aos consumidores em geral informações sobre a cadeia produtiva e sobre todo o trabalho desenvolvido por pecuaristas, técnicos, entidades de classe, indústria frigorífica e pelo setor varejista.

Também é objetivo do projeto levar ao conhecimento do público em geral que a carne é um alimento com altíssimo valor nutricional, composta basicamente por proteínas nobres, aminoácidos, vitaminas e minerais, muitos destes não encontrados em outros alimentos.

“Para nós é muito importante destacar o trabalho incansável dos pecuaristas que não medem esforços para levar à mesa do consumidor uma carne de muita qualidade, mas sem deixar de lado a sustentabilidade, o bem-estar animal e as melhores práticas de produção,” pontua o presidente do Sistema Faemg Senar, Antônio Pitangui de Salvo.

Sustentável

Como se não bastasse todos estes aspectos favoráveis, a pecuária ainda é uma atividade sustentável. Dados levantados pela Embrapa territórios, demonstram que 66% do território brasileiro é preservado, sendo que 25,6% são áreas preservadas em propriedades particulares de produtores rurais, 30,2% são ocupados pela agropecuária e 21,2% por pastagens. Em resumo, dois terços do país é preservado e um quarto de todo território é preservado por capital privado de agricultores e pecuaristas.

 

Chef Vitor Rabelo

Vitor Rabelo é mineiro e começou a carreira na gastronomia ainda jovem, aos 16 anos.

Formado em Gastronomia e Pós-Graduado em Cozinha Brasileira, passou por vários restaurantes em Belo Horizonte, São Paulo e exterior.

Foi participante do Madrid Fusion, maior evento de Gastronomia do Mundo (2013), no qual o tema foi: Minas Gerais, o estado da Gastronomia.

Foi ganhador do concurso cultural de receitas de Gastronomia da Montanha, na categoria Chef Profissional e participante de programas de televisão, além de participações em Festivais como Fartura Brasil em São Paulo.

RECEITA:

Neste primeiro vídeo, a receita é um polpetone com acém bovino recheado com requeijão de barra. Anote os ingredientes e assista ao preparo!

➡Você vai precisar de:

– 800 gramas de acém bovino moído
– 1 cebola picada
– 3 dentes de alho
– 250 gramas de requeijão de barra
– 200 gramas de bacon em cubinhos
– 50 gramas de manteiga
– Sal e pimenta do reino a gosto
– 3 ramos de manjericão
– 200 ml de molho de tomate
– 250 gramas de tomates pelados

Modo de preparo:

Tempere o acém moído com sal, pimenta do reino e alho picado. Faça bolas maiores com média de 150 gramas e recheie com cubos de requeijão de barra.

Refogue o bacon e a cebola no azeite, entre com o molho de tomate e os tomates pelados e deixe apurar. Logo em seguida adicione ramos de manjericão, os polpetones e deixe que cozinhem no molho até que fiquem macios e o requeijão bem derretido.

Sirva quente e com bastante molho de tomates por cima.

Carne bovina: é boa, é sustentável, é mineira!

Posts Relacionados

Ambientes Instagramáveis: A tendência que está bombando

Fotógrafa explica mais sobre esse conceito que está chamando...

Raquel Mello convida WIllian Nascimento para dueto inédito

“A caminhada com Jesus exige comprometimento e ânimo”, ressalta...

A Chave do Tempo e os Segredos da Magia

Ramon Bertasi é professor de Física e natural da...

Arícia Ferigato, lança “Pequenas Voltas”

Sou Arícia Ferigato, harpista, improvisadora e compositora, nascida em...

Programa Vai leva para parques e praças o divertido espetáculo

“Sem condições Futebol Circo” é um espetáculo circense recheado...

Novidades

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui