Mostra a Cidade em Movimento discute a relação do teatro e o audiovisual

0
459

Os títulos foram realizados na Região Metropolitana de Belo Horizonte e dialogam com a vivência urbana diante de contextos sociais propostos pela curadoria. Os filmes podem ser vistos até 2 de novembro no site www.cinebh.com.br.

Ainda dá tempo de conferir os 16 filmes selecionados pela curadora Paula Kimo para esta edição da mostra A Cidade em Movimento. Os títulos foram realizados na Região Metropolitana de Belo Horizonte e dialogam com a vivência urbana diante de contextos sociais propostos pela curadoria. Os filmes podem ser vistos até 2 de novembro no site www.cinebh.com.br.

E neste domingo, 1º de novembro, penúltimo dia da programação gratuita da 14ªCineBH, a mostra A Cidade em Movimento apresenta sua terceira sessão intitulada “O teatro em cena”. Os filmes “Cenas curtas 20 anos: A festa dos encontros”, direção de Marcos Coletta e Paula Dante e “Ao teatro”, direção de Rita Clemente, discutem o corpo na cena teatral e sua relação com o audiovisual, o teatro e as histórias que ele pode inventar e contar.

E nos convidam a uma conversa sobre as artes cênicas de Belo Horizonte e seus desafios diante de uma situação emergencial que fechou as salas de espetáculos e os espaços coletivos onde os artistas se apresentavam, criando um vácuo de incertezas sobre o futuro. De um lado, a sua relação com o audiovisual no período da pandemia, do outro, a memória de um importante festival de teatro realizado na capital mineira.

Às 19 horas, será realizada a Roda de Conversa “O teatro em cena”, um bate-papo virtual com os realizadores dos filmes e a participação especial da atriz e dramaturga de Marina Viana. A mediação será de David Maurity – ator, apresentador e dramaturgo.

Sinopse dos filmes

Cenas Curtas 20 Anos: A Festa dos Encontros – Direção: Marcos Coletta e Paula Dante

Criado em 1999, o Festival Cenas Curtas do Galpão Cine Horto surgiu para movimentar a cena teatral de Belo Horizonte e abrir um espaço de experimentação, convívio e livre diálogo entre artistas e público. Neste documentário, os vinte anos do Festival são relembrados por artistas, organizadores, técnicos, produtores e espectadores que passaram por este projeto que já faz parte da identidade cultural da capital mineira. Os entrevistados resgatam histórias, bastidores e fatos curiosos que fizeram do Cenas Curtas um dos eventos mais afetivos e importantes do teatro de Belo Horizonte, colocando a cidade no topo da lista de festivais do gênero.

Ao Teatro – Direção: Rita Clemente

As subjetivas e contraditórias relações entre atriz e personagem, cotidiano e arte, vida e ficção, fundem-se no trajeto de uma atriz até o teatro, onde encontra a persona que interpreta.

**

O EVENTO EM NÚMEROS

 

15 PAÍSES MARCAM PRESENÇA NO EVENTO

Alemanha, Argentina, Áustria, Brasil, Canadá, Chile, Cuba, Espanha, EUA, França, Itália, México, Portugal, Suiça e Uruguai

CINCO DIAS DE EVENTO

PROGRAMAÇÃOGRATUITA

54  FILMES DE 12 PAÍSES

16 DEBATES, PAINÉIS, RODAS DE CONVERSA E ESTUDO DE CASO

1 OFICINA

4 MASTERCLASSES INTERNACIONAIS

3 LABORATÓRIOS DE ROTEIRO

31 CONVIDADOS INTERNACIONAIS NO CENTRO DOS ENCONTROS DE COPRODUÇÃO

4 SESSÕES CINE-ESCOLA

MOSTRINHA DE CINEMA

ATRAÇÕES ARTÍSTICAS

ATENÇÃO:

Como o formato do evento é digital, convidamos você para seguir a Universo Produção/CineBH/Brasil CineMundi nas redes sociais para ficar por dentro de tudo o que vai acontecer nos bastidores da CineBH e Brasil CineMundi, acompanhar a evolução e notícias dos eventos e receber conteúdos exclusivos. Canais e endereços:

 

Acompanhe o programa Cinema Sem Fronteiras 2020

Participe da Campanha #EufaçoaMostra

Na Web: www.brasilcinemundi.com.br / www.cinebh.com.br / www.universoproducao.com.br

No Instagram: @universoproducaoNo Youtube: Universo ProduçãoNo Twitter: @universoprod

No Facebook: brasilcinemundicinebh / universoproducaoNo LinkedIn: universo-produção

 

SERVIÇO

14ª CINEBH – MOSTRA INTERNACIONAL DE CINEMA DE BELO HORIZONTE

BRASIL CINEMUNDI – 11th INTERNATIONAL COPRODUCTION MEETING

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here