Mineiros são selecionados em um dos maiores laboratórios de cinema do Brasil

0
409
Projeto Selvagem, da dupla Saulo Salomão e Louraidan Larsen, foi o único de Minas selecionado na 10ª edição do Laboratório Novas Histórias


O ator e roteirista Saulo Salomão e o roteirista e escritor Louraidan Larsen foram os únicos mineiros selecionados para a edição de 2020 do Laboratório Novas Histórias, conceituado programa do Sesc e Senac São Paulo de desenvolvimento de roteiros. Com alto número de inscritos (487 projetos de todo o Brasil), o roteiro Selvagem ficou entre os 10 selecionados. Em 2019, foram 314 projetos inscritos.

Já passaram pelo laboratório consagrados roteiristas e cineastas brasileiros, como Anna Muylaert (Que horas ela volta?); Sandra Kogut (Campo Grande); Jorge Furtado; Hilton Lacerda; Ricardo Alves Jr.; Juliana Rojas; e Daniel Ribeiro.

Selvagem é o primeiro projeto de desenvolvimento de roteiro de longa-metragem de Saulo, fundador da Nossa Senhora dos Filmes, e de Louraidan. A história é toda ambientada em Minas Gerais, no Vale do Jequitinhonha, e gira em torno de uma personagem que sonha em ter uma moto.

Nascido e criado em Almenara, no Vale do Jequitinhonha, Saulo Salomão também morou em Águas Formosas (Vale do Mucuri) e Fronteira dos Vales (divisa Mucuri-Jequitinhonha). O artista traz para o roteiro experiências e modos de vida contemporâneos do sertão mineiro. Junto com Louraidan, cuja força de escrita surge da oralidade das ruas e de suas vivências no Vale, criam uma história única, com temática atual, entre o rural e o urbano.

Saulo e Louraidan são dramaturgos do espetáculo Uma Tendência Para Alegria, montado pela Cia. 5 Cabeças e ganhador do Prêmio Sinparc de Artes Cênicas, edição 2018, de Melhor Espetáculo, além da indicação para Melhor Texto Inédito. A peça é coproduzida pela Nossa Senhora dos Filmes.

O Laboratório Novas Histórias é um projeto idealizado e organizado por Carla Esmeralda, e faz parte do Programa Sesc e Senac São Paulo de Desenvolvimento de Roteiros, uma iniciativa conjunta voltada para o desenvolvimento de roteiros e o aperfeiçoamento do ofício do roteirista no Brasil.

Devido à pandemia da Covid-19, o laboratório terá sua 10ª edição realizada inteiramente de forma on-line, entre os dias 03 e 06 de novembro de 2020, com a participação de 10 consultores brasileiros.

Sobre os roteiristas:
Saulo Salomão
O roteirista e ator é natural de Almenara, no Vale do Jequitinhonha (sertão de Minas Gerais, na divisa com Bahia). Reside em BH e é formado pelo Teatro Universitário da UFMG.

Um dos integrantes fundadores do Obscena Agrupamento Independente de Pesquisa, onde investigou texturas LGBTQIA+. Também dirigiu e criou com mulheres privadas de liberdade do Instituto São Jerônimo (Minas Gerais) o doc Parte de Mim na Primavera (curta).

Fundador da N. Sra. dos Filmes, plataforma de escrita audiovisual, Saulo traz a hibridez do trabalho do ator às suas narrativas. Tem roteiros e argumentos em desenvolvimento (longas, curtas e série). Seu primeiro roteiro de ficção, o curta Encontro Você no Final estreou no Festival Internacional de Figueira da Foz (Portugal).

É idealizador e dramaturgo de Uma Tendência para Alegria, peça ganhadora do Prêmio Sinparc de Melhor Espetáculo e indicada para Melhor Texto Inédito. Em outros trabalhos, com a Cia. 5 Cabeças, participou do Palco Giratório do Sesc, circulando por 16 estados. Ganharam prêmios em festivais de Brasília, BH, Manaus, entre outros.

O artista possui uma trajetória de 20 anos de carreira como ator, atuando em filmes, séries e espetáculos. Essas vivências interferem diretamente nas escritas de seus roteiros.

Louraidan Larsen
Já esteve perdido atrás de histórias no Saara marroquino, andou pela amazônia boliviana e já chorou escrevendo em Cuba. Sua busca é cada vez mais uma escrita e uma experiência latino-americanas. É roteirista, dramaturgo e escritor com formação em Comunicação Social/Jornalismo e em Letras, ambos pela UFMG.

É colaborador da N. Sra. dos Filmes, plataforma de escrita audiovisual. Faz parte de seus projetos sete roteiros em desenvolvimento (curtas, longas e série). Seu roteiro de curta, Encontro Você no Final, virou filme e teve sua première no Festival Internacional de Figueira da Foz, em Portugal.

No teatro, teve sua dramaturgia Uma Tendência Para Alegria montada pela Cia. 5 Cabeças. Vencedora do prêmio de Melhor Espetáculo do Ano (Sinparc), a peça recebeu indicação para Melhor Texto Inédito.

O artista foi premiado com o Fundo Municipal de Incentivo à Cultura de BH para a publicação do Escafandrista, seu primeiro livro, a ser lançado no pós-pandemia. As histórias foram criadas a partir de oralidades, de conversas que o autor tem com pessoas desconhecidas, de narrativas que ouve nas ruas e em espaços públicos. Tudo contado aconteceu. Até aquilo que inventa. O prefácio é da cartunista Laerte Coutinho.

Sobre a Nossa Senhora dos Filmes
A N. Sra. dos Filmes é uma realizadora híbrida, de criação e produção de obras para cinema, com foco na escrita de roteiros autorais e na sua realização. Possui trabalhos premiados, além do cinema, também nas áreas de literatura/publicação de livros e dramaturgias para teatro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here