Micropigmentação Capilar: Técnica inovadora para disfarçar a perda de Cabelo

0
299

A Micropigmentação Capilar é uma técnica de dermopigmentação usada para camuflar e tratar a calvície e falhas no couro cabeludo causada pela falta de cabelos. Dermopigmentação é todo processo de implante de pigmentos na pele através de agulhas acionadas por um motor que se chama dermógrafo. Podemos citar diferentes segmentos do processo de dermopigmentação: o estético, onde se destaca a maquiagem definitiva, o artístico com a tatuagem e o paramédico, que é o uso da dermopigmentação para reparar cicatrizes, manchas de pele e vitiligo. A Micropigmentação Capilar abrange os três segmentos, no entanto, para executá-la, é necessário talento artístico para realizar um trabalho de cunho estético e paramédico, porque muitas vezes esses procedimentos são executados para auxiliar e complementar cirurgias de transplante capilar executados por médicos, sendo indicada para camuflar as cicatrizes deixadas pela cirurgia e complementar a densidade alcançada no transplante capilar.

Apesar de a Micropigmentação Capilar ser um procedimento similar ao da tatuagem e maquiagem definitiva, todos os materiais usados na técnica, como agulhas e tintas, são específicos e diferenciados, sendo todo ele controlado pela ANVISA e Ministério da Saúde. O procedimento simula artisticamente a existência de cabelos onde antes havia traços da calvície ou falta de cabelos e, consequentemente, devolvendo a autoestima aos que sofrem com o problema. Pode ser usada para cabelo raspado na lâmina, máquina ou tesoura, sendo indicada para homens e mulheres.

Para realizar o procedimento não existem contraindicações, a não ser que a pessoa tenha alguma patologia ou machucado na pele, a exemplo de alguma ferida. O procedimento geralmente é realizado em uma sessão de aproximadamente 5 horas, mas dependendo da técnica usada e do perfil de quem se submete ao procedimento, ele deverá ser realizado em duas etapas.

É um procedimento que não necessita internação, não há corte ou pontos e consequentemente não deixa cicatrizes. Quem se submete ao procedimento, no dia seguinte já poderá voltar às atividades diárias desde que sejam tomados pequenos cuidados, que consistem em lavar a região com sabonete antisséptico ou shampoo de Ph neutro e usar um creme dermatológico.

Os resultados alcançados deverão ser naturais e imperceptíveis à existência de um procedimento, causando realmente a ilusão de cabelos, e para isso vai depender da habilidade artística, prática e experiência do dermopigmentador.

A técnica foi criada e apresentada pelo mineiro Elan Mello, que por volta de 2008 desenvolveu o procedimento após ser questionado por pessoas que sofriam com a falta de cabelos sobre a possibilidade de Elan usar sua arte e conhecimento em dermopigmentação para desenhar em suas cabeças cabelo para disfarçar a calvície, já que o mesmo tinha uma obra de inquestionável talento artístico no segmento da tatuagem e maquiagem definitiva, com muitas referências e citações da imprensa na TV, jornal, revistas e internet.

Hoje Elan realiza uma média de 300 procedimentos ao ano, executando um por dia e conta em seu curriculum mais de 2.500 procedimentos realizados, dando a ele a marca de profissional que mais lida com calvície no planeta atualmente. Elan Mello é considerado o dermopigmentador dos famosos, dentre eles podemos citar: Roberto Carlos (cantor), Dedé Santana (trapalhão, humorista e ator), Gracyanne Barbosa (modelo fitness), Belo (cantor), David Brazil (promoter e ator) e Jacaré (ator e dançarino do “É o Tchan”).

A Micropigmentação Capilar é uma técnica inovadora, com resultado imediato e atualmente sendo a mais indicada para tratar e camuflar a calvície e vem auxiliando pessoas que sofrem com a falta de cabelos a recuperarem sua autoestima, trazendo para quem se submete ao procedimento a possibilidade de retornarem ao seu convívio social, profissional e amoroso. O procedimento é indicado para homens e mulheres em todos os casos de calvície, alopecia areata, alopecia androgenética (calvície hereditária), alopecia universal, rarefação, transplantes que não alcançam a densidade e fechamento favoráveis, cicatrizes, inclusive as herdadas de cirurgias e qualquer tipo de falta de cabelos no couro cabeludo.

ELAN MELLO Especialista em Micropigmentacao Capilar.

 

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here