Maple Bear integra escola e famílias em evento que celebra a literatura de Dr. Seuss

0
102

Os benefícios de uma participação ativa por parte dos pais na vida escolar dos filhos já foram comprovados. Ainda assim, 72% das crianças sentem que seus responsáveis não contribuem o suficiente. Em busca de estimular esse contato entre família e escola, a Maple Bear Canadian School realiza o Family Day 2019 e celebra o conceituado autor infantil Dr. Seuss

O vínculo entre pais, alunos e escola é extremamente importante para o aprendizado e a construção das habilidades sociais dos pequenos. Ainda assim, é algo que precisa ser mais debatido e reforçado, tanto pelos responsáveis quanto pelas escolas. Visando trazer a família para dentro do ambiente escolar de modo interativo, a Maple Bear Canadian School realiza, no dia 18 de maio, o Family Day, abordando a literatura por meio das obras de Dr. Seuss.

É comprovado que o acompanhamento dos pais na educação dos filhos traz benefícios para a criança, tanto no desenvolvimento das habilidades sociais como na produção de interesse pelas disciplinas. Um estudo realizado pelo Instituto TIM, que entrevistou mais de 1,5 mil crianças e seus responsáveis no Brasil, constatou que alunos que tinham acompanhamento adequado dos seus pais apresentavam 21,8% a mais de proficiência em matemática, por exemplo. Um outro dado ainda mais expressivo é que 72% dos pequenos gostariam que seus pais se envolvessem mais em sua educação, o que mostra que essa relação precisa ser ainda mais efetiva.

Assim como os pais, o papel da escola em apoiar e prover um ambiente em que a criança possa crescer e se desenvolver mentalmente e socialmente é de extrema importância.  As salas de aula devem ser estimulantes, sendo organizadas de modo a oportunizar novas experiências e desenvolver as competências sociais e cognitivas dos alunos.

“É essencial que a criança se sinta acolhida e integrada à escola, para que consiga exercer sua criatividade, o que favorece o seu processo de aprendizagem e seu desenvolvimento. A instituição escolar deve prover espaços versáteis que possam ser modificados conforme a necessidade e o crescimento do aluno. Assim, em oportunidades como o Family Day, as famílias têm a oportunidade de vivenciar um pouquinho da rotina e o aprendizado das crianças, dentro do espaço escolar”, orienta a coordenadora Marina Muzzi.

Na Maple Bear

Em busca de fortalecer o tão necessário vínculo entre familiares, crianças e a escola, a Maple Bear realiza anualmente o Family Day. O evento de 2019, intitulado “Celebrating Dr. Seuss”, vai abordar a literatura voltada para o clássico escritor e suas obras mais conhecidas como “Horton choca o ovo”, “Como o Grinch roubou o Natal” e “O Gatola da cartola”.

Trazendo oficinas diversas, leituras dinâmicas e exposição dos trabalhos dos alunos aos visitantes, o Family Day é uma oportunidade de os pais conhecerem um pouco mais do dia-a-dia das crianças e da metodologia canadense. “A família e a escola formam uma equipe. É fundamental que ambas sigam os mesmos princípios e a mesma direção em relação aos objetivos que desejam atingir. Deste modo, é importante criarmos oportunidades como o Family Day, para que tanto os pais vivenciem a rotina da criança, como para que os alunos possam compartilhar o seu aprendizado e suas vivências, dentro do ambiente escolar. Desta forma, casa e escola trabalham juntos para o desenvolvimento da criança”, explica Marina.

 

Serviço – Maple Bear Canadian School 

Maple Bear Belo Horizonte 

  • Unidade Santa Lúcia
  • Endereço: Rua Dr. Armando Duarte, 61
  • Bairro: Santa Lúcia

 

Unidade Infantil Cônego Rocha

  • Endereço: Rua Cônego Rocha, 197
  • Bairro: Gutierrez

 

Maple Bear Nova Lima 

  • Unidade Alphaville Lagoa dos Ingleses
  • Endereço: Av. Regent, 400 – Nova Lima

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here