Lúpulo brasileiro é usado pela primeira vez em grande escala para produção de uma cerveja artesanal em Minas Gerais

0
171

Plantar e colher lúpulo de qualidade no Brasil. Uma realidade antes impossível começa a se materializar. No dia 07 de julho, foi realizada a primeira brassagem em escala industrial de um lúpulo 100% mineiro na cervejaria Loba, na cidade de Santana dos Montes. O lúpulo é um dos quatro ingredientes essenciais para a produção de uma cerveja e o responsável por conferir amargor e aroma à bebida.Pesquisadores da Universidade Federal de Viçosa (UFV) e do Centro Universitário de Belo Horizonte (Uni-BH) acompanham o teste.O projeto-piloto começou no ano passado, com uma pequena produção de 100 garrafas.

A primeira colheita de lúpulo da cidade de Rio Espera (região da Zona da Mata em Minas Gerais) foi utilizada para a produção de 500 litros da Mantiqueira Experimental Beer. Após 21 dias, a cerveja estará pronta para consumo e será analisada pelos profissionais envolvidos na produção. Caso o resultado seja satisfatório, então a bebida será comercializada. O lúpulo utilizado é da espécie Mantiqueira BRK2014, nascida na Serra da Mantiqueira (SP) e patenteada pela Heineken.

O produtor Pedro Salim, da Fazenda Fartura, plantou mil mudas da espécie há um ano em Rio Espera e já realizou diversos testes bem-sucedidos em pequena escala. Agora, em parceria com a Cervejaria Loba, surgiu a oportunidade de realizar uma produção em nível industrial para análise da eficácia e qualidade do produto.

O laboratório de Processos Biotecnológicos e de Bebidas Alcoólicas da Universidade Federal de Viçosa (UFV) está na fase de identificação das primeiras linhagens do lúpulo brasileiro sob a supervisão do professor adjunto do Departamento de Química, Alexandre Fontes Pereira. Eles estão analisando também amostras de Nova Friburgo (RJ) e da Serra da Mantiqueira.

Aloísio Rodrigues Pereira, proprietário da Loba, costuma sempre investir em inovação e pretende incentivar as pesquisas que as universidades no Estado estão desenvolvendo sobre o lúpulo mineiro. Em sua opinião, a utilização de um lúpulo nacional terá inúmeras vantagens em um futuro próximo, desde o frescor do ingrediente até os custos de produção, que se tornará muito mais baixo se for produzido localmente.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here