Inimá de Paula na 17ª Semana Nacional dos Museus

0
41
BRASIL- MG-BELO HORIZONTE- 28.11.2014 Museu Inim‡ de Paula. Exposi‹o æxodos de Sebasti‹o Salgado. Fotos de Gualter Naves

De 13 a 19 de maio acontece a 17ª Semana Nacional de Museus – SNM, temporada cultural promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM) em comemoração ao Dia Internacional de Museus (18 de maio). Nessa edição, 1.114 instituições de cultura de todo o país oferecem ao público mais de três mil atividades especiais, como visitas mediadas, palestras, oficinas e exibição de filmes.

 

O Inimá de Paula será a sede do Diálogos Possíveis: As tradições e o Museu, no dia 16, de 19h às 20h30 e conta com a presença da Claudia Jannotti e Alyson Carvalho, curadora e artista da exposição Raízes ÁfricaBrasil, respectivamente, que abordarão um pouco sobre o processo de construção da mostra; e Bárbara Altivo, doutora em comunicação social e mestra em antropologia, ministrará sobre a relação da arte com a tradição. Ainda será realizada uma apresentação do Pai Ricardo de Moura, zelador e coordenador da Associação de Resistência Cultural Afro-brasileira Casa de Caridade Pai Jacob do Oriente (CCPJO), que visa explorar os conhecimentos ligados aos elementos da cultura afro-brasileira.

 

A programação consiste numa sequência de falas a partir da problemática do tema do festival, que é “Museus como Núcleos Culturais: O Futuro das Tradições”. A entrada será gratuita e limitada à quantidade de vagas do auditório.

 

O MUSEU INIMÁ DE PAULA

– Inaugurado em 2008, na Rua da Bahia, nº 1201, onde já funcionou o Clube Belo Horizonte e o Cine Guarani;

– É gerido pela Fundação Inimá de Paula, fundada em 1998 com a missão de preservar, divulgar e resguardar a obra do artista. Tem cerca de duas mil obras registradas de Inimá; de todo o acervo, são expostas cerca de 80 obras do artista por vez. Elas estão em constante rodízio e acompanhadas da remontagem de seu Atelier, Sala de Autorretratos e Galeria Virtual

– Só no salão central do Museu, existe uma exposição permanente do mestre mineiro das cores; com mais de 100 obras;

– A galeria virtual do museu mostra todas as 1860 obras de Inimá de Paula, catalogadas ao longo de 10 anos ;

– Possui um exclusivo espaço cultural multiuso, capaz de abrigar várias exposições paralelas por ano e conta com um teatro cinema com capacidade para 130 pessoas.

– O museu está dentro do Projeto de Manutenção 2019, que conta com o patrocínio do Banco Santander e Banco Inter.

 

SERVIÇO

17ª Semana Nacional de Museus

Data: 16 de maio

Hora: 19h às 20h30

Endereço: Rua da Bahia, 1201, Centro, Belo Horizonte.

Entrada gratuita.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here