Segundo episódio da série Retrato desvenda obra de Doris Salcedo

0
129

Conheça Neither (2004), a maior obra da artista colombiana no Brasil, no vídeo que vai ao ar neste sábado (20)

O novo episódio da série Retrato, que mostra o processo de montagem de obras de arte e galerias do Inhotim, vai ao ar neste sábado (20), às 11h, nas redes sociais do Instituto. Desta vez, o público vai acompanhar, com detalhes, a instalação da galeria Doris Salcedo, com depoimentos da artista, que participou ativamente da montagem.

Inaugurada em 2008, fechada em 2013 e reaberta em 2017 após minucioso processo de restauro, a galeria abriga Neither (2004), que é provocadora em vários sentidos. O visitante literalmente entra na obra, cercada por grades, e tem a sensação de estar preso, confinado. Muitos sentem um incômodo imediato e, alguns, até vertigem. Em sua trajetória, Doris retrata as estruturas de poder mundo afora e como elas interferem na vida das pessoas. Para esse trabalho, o ponto de partida foram os campos de concentração do Holocausto.

Inhotim é a única instituição brasileira que expõe uma obra desta escala permanentemente da artista, que tem trabalhos no Museum of Modern Art (Moma), em Nova York, e Tate, no Reino Unido. “Latino-americana, colombiana de Bogotá, mulher. Doris Salcedo rompeu barreiras e se tornou uma das artistas mais importantes do mundo”, cita o curador-associado do Inhotim, Douglas de Freitas.

A série Retrato foi editada a partir de uma coletânea de DVDs gravados entre 2011 e 2014, e, neste ano, estão sendo disponibilizados on-line primeira vez. Os vídeos retratam o processo de criação na arte contemporânea e são uma referência para pesquisas e estudos no campo das artes.

Inhotim virtual
O primeiro episódio da série Retrato, sobre a galeria da artista brasileira Adriana Varejão, continua disponível nas nossas redes sociais: YouTube,FacebooInstagram . Por lá, assista também às séries Bastidores e Diálogos, além de outros conteúdos preparados com carinho para os amantes das artes, da cultura e da botânica. Ah! E não deixe de passar pelo GooglArtanCulturpara ver nossas cinco exposições on-line!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here