Inhotim aborda o universo das orquídeas na estreia do segundo episódio da Série Diálogos

0
134

Ação integra a Semana do Meio Ambiente, repleta de novidades para o público: nova exposição e mais wallpapers com foco na coleção botânica

Neste sábado, às 11h, o Inhotim estreia o segundo episódio da série Diálogos,ação integrante da Semana do Meio Ambiente do Instituto. O assunto é as orquídeas, uma das flores mais amadas pelos admiradores da natureza. O curador botânico do Inhotim Juliano Borin conversa com André Cavasini, da OrchidBrazil, um dos mais importantes especialistas nesse grupo de plantas do Brasil, falando sobre o cultivo da flor. O episódio estará disponível no Instagram,FacebooYouTubdo Inhotim.

Wallpapers

Também neste sábado, o Inhotim disponibiliza mais uma série de Wallpapers Botânicos para o público baixar em seus celulares. Serão mais seis imagens do fotógrafo João Marcos Rosa, com foco nas famílias mais representativas do acervo botânico do Inhotim, como palmeiras, antúrios, filodendros, orquídeas e bromélias. O download pode ser feito pelo Instagram e Facebook.

Primeira exposição botânca no Google Arts and Culture

O Inhotim também inaugurou nessa semana a sua primeirexposiçãbotânicna plataforma Google Arts and Culture: “Resistência, diversidade e sabedoria: os segredos do Jardim Desértico”. A mostra, que integra uma programação exclusiva para a Semana do Meio Ambiente, apresenta destaques botânicos de um dos jardins
temáticos mais emblemáticos do Instituto. Inspirado nas paisagens semiáridas, ele reúne plantas ricas em beleza, apesar de viverem em ambientes com pouca água disponível. Por isso, é usado como ponto de partida para reflexões com os visitantes sobre a disponibilidade e uso dos recursos hídricos e conscientização sobre a economia de água.

Na exposição virtual, o público confere exemplares conhecidos, como o mandacaru e o ora-pro-nobis, ambas nativas do Brasil, e também a exuberância de espécies exóticas, como a palma e a aloés. Ao navegar pelas imagens, o usuário pode conhecer curiosidades sobre as espécies por meio de textos e comentários em áudio feitos pela equipe técnica que cuida do jardim botânico. O ponto de partida para essa exposição foi o projeto paisagístico, segundo a coordenadora do Jardim Botânico do Inhotim Sabrina do Carmo. “Nosso ponto de partida foi a beleza do projeto paisagístico do Pedro Nehring, com várias histórias de adaptação e força, além de diferentes tipos de conhecimento que existem nas plantas do Jardim Desértico. Ficaremos felizes se o nosso público se sentir estimulado a construir novos olhares sobre como a presença das plantas é marcante no nosso dia a dia e como precisamos reconstruir a nossa relação com elas”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here