GRATUITO: MM Gerdau anuncia programação de outubro

0
60

Programação inteiramente gratuita contempla os mais diversos públicos e temáticas

 Um passeio pela arquitetura do antigo Prédio Rosa – sede do Museu, uma tarde de lazer ocupando a rua com muitas oficinas e brincadeiras, tributo a Fela Kuti, palestras, seminários, semana nacional de ciência e tecnologia e uma oficina de tecnologia para terceira idade, são alguns dos destaques da programação de outubro do MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal. Como de costume, todas as atividades estão listadas no site da instituição: http://www.mmgerdau.org.br/programe-se/  e são divulgadas regularmente nas redes sociais.

É através da programação cultural que o MM Gerdau busca transformar seu espaço em um local que faça parte do cotidiano dos mais diversos públicos. Uma das diretrizes que norteia o calendário de ações é a preocupação em proporcionar atividades que abracem todos os públicos em suas mais diversas especificidades, propondo não somente iniciativas de fomento às ciências, como também a proposição de reflexões sobre temas atuais, reverberação de iniciativas culturais da cidade e a valorização da diversidade de expressões culturais. “Buscamos alcançar um público heterogêneo, pensando nisso, apresentamos uma programação contínua, com a preocupação de que as atividades sejam de fato importantes para cada um dos participantes. Não queremos que as pessoas se sintam apenas contempladas pela programação, queremos que elas sintam que o Museu faz parte da rotina delas”, explica Alexandre Milagres, responsável pela curadoria da programação cultural.

Como em outubro é celebrado o Dia das Crianças, os grandes destaques da programação deste mês foram pensados justamente para os pequenos. No sábado, 12, Dia das Crianças, a rua em frente ao Museu será fechada para o evento: “Se essa rua fosse nossa”. O projeto tem o objetivo de conectar pessoas às cidades, às ruas, aos espaços públicos e às diferentes culturas. A intenção é que todos possam se encontrar, divertir e construir relações de solidariedade e respeito. Para isto, uma intensa programação de oficinas e atividades foi montada com a colaboração de parceiros. O evento acontece de 13h às 17h00.

Entre os dias 15 e 18, o Educativo do Museu convida o público para uma semana especial com o tema “Museu é lugar de brincar“. A ideia é desmistificar o espaço do Museu como um local que não comporte brincadeiras e momentos de descontração.  Será oferecido oficina de caça ao tesouro, pigmento mineral, visita guiada que explora a restauração do prédio sede do Museu e também a oficina “Tabuleiro Acessível”, que conecta a comunidade surda aos jogos de tabuleiro.

No dia 17  o Museu recebe o Instituto Cultural Casarão das Artes para a palestra e audição: “ Tributo Fela Kuti”. Será formada uma roda de conversa sobre a pessoa e a música do multi-instrumentista nigeriano Fela Kuti, com ênfase no seu perfil de multi-instrumentista e ativista político, nos seus ideais pan-africanistas e no seu relevante e utópico papel na música negra, em todos esses processos.

Em comemoração à Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, o MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal receberá o evento “Izabela Tech”, em parceria com o Instituto Metodista Izabela Hendrix, abordando o tema “Bioeconomia em prol do desenvolvimento sustentável”. A atividade acontecerá no dia 24 de outubro, quinta-feira, às 19h30, na Praça de Convivência do Museu com a presença dos coordenadores e professores dos seguintes cursos: Fabiana Alves (Bioinformática), Danielle Péres Marciano (Ciências Biológicas), Bernardo Nogueira Capute (Design e Arquitetura e Urbanismo) e Natália Achcar Monteira Silva (Design e Arquitetura e Urbanismo).

No dia 25,  às 9h30, a terceira idade poderá usufruir do programa o 60+Tech. Trata-se de uma oficina de tecnologia gratuita voltada para o público idoso que nesta edição traz como tema “Asas para voar”, abordando os sistemas IOS e Android. A proposta é fazer os participantes aprenderem a “fuçar” e se libertarem da fobia tecnológica, tomando coragem para tornarem-se independentes na era digital.

Uma série de outras atividades integram a programação deste mês do MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal, veja na íntegra: http://www.mmgerdau.org.br/programe-se/

 

:: SOBRE O MM GERDAU O MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal :: 

|@mmgerdau | www.mmgerdau.org.br

MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal, integrante do Circuito Liberdade desde 2010, é um museu de ciência e tecnologia que apresenta de forma lúdica e interativa a história da mineração e da metalurgia. Em 20 áreas expositivas, estão 44 exposições que apresentam, por meio de personagens históricos e fictícios, os minérios, os minerais e a diversidade do universo da Geociências.

O Prédio Rosa da Praça da Liberdade, sede do Museu, foi inaugurado em 1897, juntamente com Belo Horizonte. Tombado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico (IEPHA), o edifício passou por meticuloso trabalho de restauro, que constatou que a decoração interna seguiu o gosto afrancesado da época, com vocabulário neoclássico e art nouveau.  O projeto arquitetônico para a nova finalidade do Prédio Rosa, que já foi Secretaria do Interior e da Educação, foi feito por Paulo Mendes da Rocha e a expografia, que usa a tecnologia como aliada da memória e da experiência, é de Marcello Dantas.

O Museu funciona de terça a domingo, das 12 às 18h, e na quinta, das 12 às 22h, entrada franca. Para além da exposição permanente, o MM Gerdau oferece uma programação diversa e para todas as idades. Todas as atividades são gratuitas.

O MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal é patrocinado pela Gerdau, via lei Federal de Incentivo à Cultura, com o apoio da Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração (CBMM).

 

:: SERVIÇO:: 

PROGRAMAÇÃO DE SETEMBRO MM GERDAU – MUSEU DAS MINAS E DO METAL

PROGRAMAÇÃO COMPLETA:  http://www.mmgerdau.org.br/programe-se/

01 a 31/10 – Oficina Janelas para o tempo

De terça a sexta, das 13 às 17h30, e nas quintas, das 16 às 21h, com entrada gratuita, no Ateliê Científico.

01 a 31/10 – Exposição Mundo Mineral – Do micro ao macro: a nanotecnologia e os minerais 

03/10 a 03/11 – Exposição Fotográfica VIII Um olhar, uma luz – Afeto

05/10 – 13 e 16 horas (duas turmas) – Visita mediada – A Arquitetura do Prédio Rosa

05/10 – Lançamento do livro “Coração do Mar” 

10/10 – Seminário: Energias alternativas e mobilidade na Newton

10/10 – Formação: Vivência em Roda – A infância na música brasileira 

12/10 – Se Essa Rua Fosse Nossa : Dia Das Crianças

15 a 18/10 – Museu é lugar de brincar – Semana da Criança

17/10 – Palestra e audição: Tributo a FELA KUTI

19/10 – Palestra: Vamos falar sobre cidades sustentáveis?

22/10 – LAB60+ Café – bate-papo Longevidade

24/10 – Semana Nacional de Ciência e Tecnologia – Izabela Tech: Bioeconomia e desenvolvimento sustentável

25/10 – #60+ TECH – oficina de tecnologia para a terceira idade

26/10 – Palestra “150 anos da Tabela Periódica dos Elementos e a contribuição de Minas Gerais para a descoberta de um novo elemento químico – o paládio”

31/10 –Show “Do Carimbó ao Congado – Banda Tutu com Tacacá 

Até 20/10 – Exposição “Paisagens Minerais”, do artista plástico Sérgio Marzano

Todas as terças: Ateliê 60+ , oficina de pintura

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here