FESTIVAL VERBOGENTILEZA CONVIDA PÚBLICO A COLABORAR COM AS FRASES DA INSTALAÇÃO “PORTAL DA GENTILEZA”

0
146
Verbo Gentileza

Entre os dias 10 e 12 de agosto, pelo terceiro ano consecutivo, Belo Horizonte vem abrigar o Festival Verbogentileza, que tem como uma de suas marcas registradas uma instalação de fitas coloridas, que já é velha conhecida do público: o Portal da Gentileza. Quinhentas e quarenta fitas impressas com quatro metros de altura dançam ao vento, conformando uma transição sensorial e conceitual para dentro do espaço do evento, e convidam o usuário a refletir e perceber o uso do espaço público de maneira crítica e colaborativa.

O Portal da Gentileza é uma instalação símbolo do Festival Verbogentileza, criado pela Dois Arquitetura e Design, e que já fez carreira em fotos do Instagram nas duas edições passadas do evento. E, desta vez, terá a participação ainda mais engajada do público. Em 2018, o verbo CONVIDAR dá a tônica do evento, e a produção quer envolver as pessoas a mandarem suas frases para compor a instalação, convidando quem estará na Praça Floriano Peixoto a atitudes gentis, além de ativar o verbo de uma forma mais relevante para o entorno nas programações cultural e educacional. O palco do festival agora é de quem quiser chegar e tiver algo transformador para falar, fazer e ensinar.

Cada criação pode ter, no máximo, 75 caracteres (incluindo espaços) e deve ser enviada até 25 de julho por e-mail (verbogentileza@dobrasileventos.com.br), em mensagem privada do Facebook (facebook.com/verbogentileza) ou em mensagem “direct” do Instagram (instagram.com/verbogentileza). Os “embaixadores” da gentileza podem participar quantas vezes quiserem, de forma 100% gratuita. É importante enviarem seu nome e uma fonte de contato junto da frase criada, pois, o projeto fará um agradecimento especial aos autores das frases selecionadas.

SOBRE O FESTIVAL VERBOGENTILEZA

O Festival Verbogentileza é a celebração da rede Verbogentileza, o momento em que diversas ações de interação gentil se juntam e uma programação cultural e de reflexão, disponibilizada gratuitamente em Belo Horizonte. A terceira edição do evento acontece entre 10 e 12 de agosto, na Praça Floriano Peixoto, e conta com workshops, cinema ao ar livre, feiras, ioga, oficinas, arte, intervenções cênicas, espaço gastronômico, música – as bandas Moons e Castello Branco já estão entre os confirmados.

Mais que entretenimento, o Festival faz um convite à evolução coletiva, com o objetivo de ceder espaço a quem tem o que dizer, ensinar, mobilizar e encantar. “Queremos que as pessoas sejam atuantes nesse movimento, não apenas espectadores, já que este é um festival que se constrói a partir da participação de cada um. Esperamos que o público venha e convide mais e mais pessoas para estar com a gente, para que possamos dar voz ao que está calado, luz ao que está apagado, calor ao que está frio”, conta Patrícia Tavares, idealizadora do Verbogentileza.

O Festival Verbogentileza é uma iniciativa da “Do Brasil, Eventos, Experiência, Promo”, Dois Arquitetura e Hardy Design, idealizado por Patrícia Tavares, com patrocínio do Instituto Unimed e da Claro Música, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais (CA 0251/001/2017).

SERVIÇO:

Festival Verbogentileza

  • Datas: 10, 11 e 12 de agosto
  • Local: Praça Floriano Peixoto- Santa Efigênia – Belo Horizonte/MG
  • Evento gratuito
  • facebook.com/verbogentileza
  • instagram.com/verbogentileza

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here