27.9 C
Belo Horizonte
qui, 18 abril 24

Festival Sabiá promove programação para público 50+

TERCEIRA EDIÇÃO DO EVENTO NA CIDADE TRAZ TEATRO, MÚSICA, DANÇA E OFICINAS

O Festival Sabiá chega à sua terceira edição em Belo Horizonte, com o tema (Re) Inventar Caminhos, na Praça Floriano Peixoto. Idealizado em 2019 pela EncantaQueVoa, o evento traz diversas atrações culturais direcionadas ao público 50+, reivindicando um novo olhar para o envelhecimento. Difundindo o lema “50+ e nenhum sonho a menos”, a programação envolve música, teatro, dança, oficinas e grandes atrações, como o grupo Giramundo e Thiago Delegado, que divide o palco com Roberto Menescal e Fernanda Takai.

A proposta do festival é criar um espaço potente para que adultos e pessoas idosas se expressem criativamente, refletindo sobre os desafios e preconceitos sociais que cercam essa idade. “O Sabiá nasceu com a missão de convencer o mundo de que a vida depois dos 50 é pulsante, transformadora e abundante de caminhos. Para tanto, é preciso apagar, de uma vez por todas, os significados pejorativos ligados ao envelhecimento e à vida madura, e possibilitar que as pessoas 50+ banhem a sociedade com seu protagonismo e potência criativa.” resume Samir Caetano, um dos idealizadores do projeto.

Com 50 anos de atuação, um dos teatros de bonecos mais antigos do Brasil, o Giramundo, apresenta a peça “Um Baú de Fundo Fundo”, que exalta tradições brasileiras e a cultura popular. Ainda nas atrações cênicas, os palhaços Benedita Jacarandá e Sabonete, do grupo Trampulim, trazem truques e brincadeiras em “Uma surpresa para Benedita”. Vale ressaltar que, embora o Festival Sabiá seja dedicado a pessoas acima de 50 anos, todas as idades são convidadas a aproveitar as atrações e vivenciar o evento, produzindo ricas trocas entre as gerações.

O festival ainda promove grandes encontros na música. O violonista e compositor Thiago Delegado divide o palco com Roberto Menescal, pioneiro da bossa nova nos anos 60 e Fernanda Takai, vocalista da banda Patu Fu, que este ano celebra 30 anos de estrada. Celso Moretti, pioneiro do reggae em Minas Gerais, convida Augusta Barna, uma das grandes revelações da música atual do estado. O trio Manacá da Serra convida Rubinho do Vale, trazendo um repertório de ritmos de Minas ao Nordeste.

No sábado, o line-up musical ainda vem com o Coro Sabiá, do maestro Arnon Oliveira, formado especialmente para o evento. Fechando a programação no domingo, o festival traz a flautista Salomé Viegas, mestre em Música pela Universidade Federal de Minas Gerais, o saxofonista Chico Amaral, reconhecido como letrista de grandes sucessos da banda Skank, e o DJ Joseph com a Turma do Passinho. A maioria de artistas 50+ é uma preocupação da curadoria, que assim traz representatividade.

Abrindo a programação dos dois dias, o Sabiá oferece espaços para participação ativa do público. O workshop “Etarismo Artístico-Cultural: os espaços que ainda cabem as pessoas 50+” abre o primeiro dia de programação e propõe discutir e buscar soluções para os desafios enfrentados pelas pessoas acima dos 50 anos nos espaços artísticos e culturais. A discussão será mediada pelos analistas de diversidade do SENAC em Minas, Bruna Luzia, Bruno Silva e Elizabeth Junqueira. Já no domingo, o dia começa com uma atividade para o público se expressar criativamente, o aulão de dança.

O Festival Sabiá é apresentado pelo Ministério da Cultura e Prefeitura de Belo Horizonte, com patrocínio do Instituto Unimed-BH e Banco Mercantil. Parceria Cultural-Educacional do Sesc e Senac em Minas. O projeto é realizado pela EncantaQueVoa, Ministério da Cultura e Governo Federal – União e Reconstrução, via Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte.

 

SERVIÇO

Festival Sabiá

Data: 21 e 22 de outubro (sábado e domingo)

Horário: 9h às 18h

Local: Praça Floriano Peixoto, Santa Efigênia – BH

Programação gratuita

 

PROGRAMAÇÃO

 

21 de outubro – Sábado

 

10h00 – Oficina Senac – Etarismo (SENAC)

11h00 – Giramundo

12h00 – Coro Sabiá

13h30 – Manacá da Serra convida Rubinho do Vale

15h00 – Celso Moretti convida Augusta Barna

16h30 – Thiago Delegado convida Roberto Menescal e Fernanda Takai

 

22 de outubro – Domingo

10h00 – Aulão Dança – Sesc Santa Quitéria

11h00 – Sarau Instrumental – Quintal da Dona Inês

12h30 – Trampulim

13h30 – Salomé Viegas

15h00 – Chico Amaral

17h00 – DJ Joseph e Turma do Passinho

 

Mais informações: instagram.com/portalsabia/ 

https://www.portalsabia.com.br/

Posts Relacionados

Arícia Ferigato, lança “Pequenas Voltas”

Sou Arícia Ferigato, harpista, improvisadora e compositora, nascida em...

Programa Vai leva para parques e praças o divertido espetáculo

“Sem condições Futebol Circo” é um espetáculo circense recheado...

Bares comandados por mulheres participantes do ‘Comida Di Buteco’

Comida mineira e protagonismo feminino são histórias que se...

Gustavo Fraga realiza show de música autoral

O artista Gustavo Fraga, cantor mineiro, se apresenta no Teatro...

ViJazz e Rota do Blues integra celebração dos 9 anos da Autêntica

Em turnê pela América do Sul, o quarteto norte-americano...

Novidades

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui