FERNANDA TAKAI FAZ SHOW EM JUIZ DE FORA, DIA 4 DE AGOSTO, ACOMPANHADA DE ROBERTO MENESCAL E MARCOS VALLE

0
148

Faixa após faixa, o disco nos traz de volta um Tom que era urgente recuperar – o Tom jovem, de cerca de 30 anos e ainda inconsciente de sua vocação para a eternidade. Fernanda garante a eternidade desse repertório e, com sua leveza e juventude, faz dele nosso contemporâneo – pequenas grandes canções para tocar no rádio e, quem sabe, despertar uma nova geração.

É assim que o jornalista e escritor Ruy Castro define “O Tom da Takai” (Deck), novo disco solo de Fernanda Takai, com produção e arranjos de Roberto Menescal e Marcos Valle, no qual a cantora interpreta canções de Tom Jobim. No dia 4 de agosto, o show de lançamento do disco será em Juiz de Fora, no Teatro Solar.

O repertório do álbum e do show contemplam algumas das primeiras composições do mestre da bossa nova. São sete faixas produzidas e arranjadas por Roberto Menescal: “Aula de Matemática/Discussão” (pot-pourri), “Bonita”, “Esquecendo Você”, “Samba Torto”, “Eu Preciso de Você”, “Fotografia” e “Estrada do Sol”. As outras seis, com arranjos e produção de Marcos Valle: “Ai, Quem me Dera”, “Olha p’ro Céu”, “Outra Vez”, “Só Saudade”, “The Red Blouse” e “Brigas Nunca Mais”.

“Sempre tive muito cuidado de fazer qualquer coisa com músicas do Tom, porque ele já foi bastante gravado. Mas imediatamente vi que esse projeto poderia ser muito interessante, porque a Fernanda tem personalidade própria. Procuramos músicas menos gravadas, mas interessantes. Ouvi muita, muita coisa… Depois pensamos em arranjos diferentes também. O Menescal e eu dividimos as canções, mas tocamos juntos em todas, o que trouxe uma unidade. E a Fernanda tem uma voz deliciosa que se encaixa tão bem nas letras, suave, coloquial, se enquadrou perfeitamente. Tudo isso e também o clima, nossa amizade, deu tão certo que foi transpassado para o disco. Tenho muito orgulho de participar desse projeto”, conta Marcos Valle.

A ideia do disco partiu de uma série de shows de 2017, quando o trio se reuniu para celebrar os 80 anos de Menescal e apresentou diversas canções da bossa nova. “Pra essa série, fiz um arranjo de ‘Estrada do Sol’, do Jobim, pensando na Takai, especialmente pra ela. E quando ela cantou no show, me veio o projeto na cabeça, na hora, com nome e tudo. Convidei o Marcos e ela ali mesmo no palco, na frente da plateia, e eles toparam. Depois disso, tudo fluiu, a gravadora confirmou, sugerimos as músicas, e a Fernanda gostou, selecionou, gravamos. Foi tão simples, sem complicações, mas o resultado está muito sofisticado”, conta Roberto Menescal.

No show em Juiz de Fora, o trio será acompanhado pelos músicos Adriano Souza (Teclados), Jefferson Lescowich (Baixo) e Renato “Massa” Calmon (Bateria) – que também participaram da gravação do disco. O repertório conta com todas as canções do CD, mais algumas surpresas.

“Para escolher as canções, os produtores me passaram algumas que eram um pouco menos conhecidas que os grandes clássicos. Fomos atrás de músicas que não tinham muitas regravações e que poderiam ganhar um novo foco junto ao público. Confiei muito no conhecimento deles sobre a obra de Tom Jobim. O resultado superou minhas expectativas, que já eram excelentes. Temos um álbum muito leve, ao mesmo tempo sofisticado e pop, usando o que a bossa nova tem de melhor. E soa muito novo, atualizado. As canções têm uma qualidade incomparável”, comenta Fernanda Takai.

Um dos músicos mais conhecidos no mundo ganha nova roupagem. O público, mais um motivo para ouvi-lo novamente. “Estamos enfocando um autor de alcance mundial, mas de maneira nova, com arranjos muito diferentes dos originais, pensados para a Fernanda. Eu já tenho certeza que será um sucesso daqui até no Japão”, exalta Menescal.

O show é realizado pela “Do Brasil, Eventos, Experiência, Promo” por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, com patrocínio da Cemig e Claro.

 

SERVIÇO:

Show O Tom da Takai – com Fernanda Takai, Roberto Menescal e Marcos Valle

  • Data/horário: sábado, 4 de agosto, às 20h
  • Local: Teatro Solar (avenida Presidente Itamar Franco, 2.104, São Mateus, Juiz de Fora)
  • Ingressos: R$ 60 (inteira) | R$ 30 (meia)
  • Classificação etária: Livre
  • Duração do show: 1h30 aproximadamente

Sobre a Claro

A Claro, pioneira na oferta da tecnologia 4.5G no Brasil e líder em velocidade 4G, tem o orgulho de apresentar “O Tom da Takai”, novo álbum solo da Fernanda Takai.  No disco, que conta com o patrocínio da operadora, a cantora interpreta clássicos de Tom Jobim, com produção e arranjos de Roberto Menescal e Marcos Valle. O Claro música disponibilizou uma playlist especial com os maiores clássicos da Takai. Confira aqui.

“É um orgulho apoiar o novo álbum da Fernanda Takai, uma das mais premiadas cantoras brasileiras da atualidade. O projeto é fascinante e espelha os valores da Claro, que investe no melhor que a música brasileira pode oferecer. Além disso, o carisma da Takai tem tudo a ver com a nossa plataforma de streaming musical Claro Música, uma parceria vibrante”, celebra Erik Fernandes, Diretor Regional da Claro em Minas Gerais.

 Claro Música

Com o Claro Música, o cliente pode baixar e ouvir músicas quando e onde quiser. Além de playlists exclusivas e hits indicados por artistas, a plataforma permite criar e editar as suas listas de músicas e muito mais. E o mais importante: a navegação no aplicativo não desconta da internet do seu plano pós e controle.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here