Feira Livre de Arte Contemporânea traz em sua programação a Ação Educativa

Feira Livre de Arte Contemporânea traz em sua programação a Ação Educativa

219
0
Compartilhar
????????????????????????????????????

 

Em sua primeira edição, a Feira Livre de Arte Contemporânea – FLAC traz em sua programação a Ação Educativa, um convite ao público que deseja ter uma experiência prática e direta com a Arte Contemporânea. De 27 a 29 de outubro, a Feira acontece no CentoeQuatro, em Belo Horizonte e tem objetivo de atuar na ampliação da via entre público e artistas.

Desenvolvida a partir da identificação de desafios enfrentados por artistas independentes para inserção no mercado, a FLAC é uma iniciativa inédita e pioneira neste formato, visando à criação de oportunidade de exposição e venda de obras de arte – contribuindo para profissionalização dos artistas – e, também, a ampliação do acesso aos contextos de produção e circulação artísticos.

A Ação Educativa tem o intuito de propor uma reflexão sobre as obras dos 65 artistas e coletivos presentes na FLAC por meio de atividades que convidem o público para uma experiência com as obras apresentadas. Os visitantes poderão participar de visitas temáticas, de cerca de 30 minutos de duração, que propõem um diálogo entre educador, visitante e artistas. Esta é uma maneira de refletir sobre criação, áreas de expressão artísticas e modos de fazer diversos representados na Feira Livre de Arte Contemporânea – FLAC. Além disso, nas mini oficinas, os educadores irão propor ações que convidam os participantes a explorar materiais e criar a partir de suas referências pessoais e experiências vividas na Feira.

“A FLAC propõe um formato inovador, em que o próprio artista se desloca para o lugar de compreender e atuar como protagonista na apresentação e comercialização do seu trabalho, o que possibilita aos participantes vivenciar e entender o panorama do circuito da arte contemporânea na cidade e a importância de se pensar e promover a produção artística local” ressalta Marci Silva, coordenadora da Ação Educativa do evento.

Todas as atividades serão gratuitas e foram planejadas para contemplar visitantes de todas as idades. Para participar das mini oficinas, os participantes deverão retirar senhas no próprio evento.

A proponente e realizadora da Feira Livre de Arte Contemporânea – FLAC é a Akala, associação sem fins lucrativos de BH que atua na área cultural desde 2010. Segundo Andréia Menezes De Bernardi, sócio fundadora da Akala e uma das coordenadoras do projeto, “A FLAC tem como objetivos fomentar o cenário artístico e divulgar a produção atual no âmbito das Artes Visuais na capital mineira e seu entorno em colaboração com galerias, circuitos e iniciativas afins, mas também de sensibilizar para o reconhecimento da visão estratégica da Arte e da Educação Artística e Cultural como fundamentais para desenvolvimento integral de qualquer sociedade”.

A Feira Livre de Arte Contemporânea é realizada pela AKALA, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte – Fundação Municipal de Cultura, com o apoio do Fundo Estadual de Cultura de Minas Gerais e o patrocínio do Instituto Unimed-BH e da MGS.

 

SERVIÇO:

Feira Livre de Arte Contemporânea

  • Data: de 27 a 29 de outubro de 2017.
  • Local: CentoeQuatro (Praça Rui Barbosa, 104 – Centro, Belo Horizonte, MG).
  • Entrada gratuita.
  • Site: www.flac.art.br

Deixe sua opinião!

LEAVE A REPLY