Em abril, cinema está presente com diversos temas no Sesc Palladium 

0
52

Mostra de cinema português, além de lançamento de filme e debate com Paulo Betti

 
A programação de cinema do Sesc Palladium, em abril, está repleta de oportunidades para os amantes da sétima arte. Os temas são vários e circulam entre literatura brasileira, as expectativas e esperanças do ser humano, além de conteúdo especial para as crianças. Em destaque, a Mostra de Cinema Português Contemporâneo – Às margens da indústria traz obras de âmbito não comerciais, que valorizam a especificidade de cada diretor. Vale a pena conferir!

Até 13 de abril, o centro cultural apresenta a Mostra Cine-Livro, em que serão exibidos oito filmes nacionais baseados em obras literárias brasileiras como São Bernardo (Graciliano Ramos);Macunaíma (Mário de Andrade); Quarto do despejo (Carolina Maria de Jesus); A hora da estrela(Clarice Lispector); O padre e a moça (Carlos Drummond de Andrade); Budapeste (Chico Buarque);Nome próprio (Clarah Averbuck) e Hotel Atlântico (João Gilberto Noll). Adaptações dirigidas pelos olhos de Joaquim Pedro de Andrade, Suzana Amaral, Jeferson De, Leon Hirszman, Walter Carvalho e Murilo Salles.

Nos dias 14, 17 e 18 de abril serão as exibições do filme A fera na selva. Com direção de Paulo Betti, Eliane Giardini e Lauro Escorel, o longa traz ao público a história de um homem e uma mulher que passam a vida aguardando um grande acontecimento chegarA obra é baseada no livro The beast in the jungle, do escritor norte-americano Henry James. Sugere-se que seja feita a leitura do livro antes de assistir ao filme. As sessões serão às 17h e às 19h. A classificação etária é 12 anos. No dia 17, após o filme, às 21h, haverá debate sobre o filme com o ator Paulo Betti, no Foyer Augusto de Lima.

O destaque do mês é a Mostra de Cinema Português Contemporâneo – Às margens da indústria, que será realizada de 14 a 29 de abril, e faz parte de mais uma ação do eixo curatorial do Sesc Palladium para o primeiro semestre deste ano, Língua Portuguesa. A mostra, composta por 15 filmes, se concentra na produção autoral portuguesa pós década de 2000. O objetivo é disponibilizar ao público da capital obras de realizadores que, num cenário de baixa expectativa pela formação de uma indústria cinematográfica, abandonam os constrangimentos do cinema comercial e encontram a sua própria singularidade como autores. As sessões são em horários e dias variados.

Para abrir esse momento de celebração da Língua Portuguesa no cinema, ainda no dia 14, às 16h, será realizado o Paraficções – O cinema de Salomé Lamas. A diretora portuguesa apresenta sua obra cinematográfica e maneira de pensar o cinema com apresentação de excertos de seus filmes. A mediação será de Daniel Ribeiro Duarte. A classificação etária é 12 anos.

E quem não poderia ficar de fora são as crianças. Ao longo dos quatro sábados do mês (7,14, 21 e 28/4), por meio do Programa Educativo do Sesc Palladium, o Cine Sabadinho exibirá os filmesKikoriki – A turma invencível, de Denis Chernov; Brinquedos no Sótão, de Jiri Barta; Asterix e o domínio dos deuses, de Alexandre Astier e Louis Clichy; e Abril e o mundo extraordinário, de Christian Desmares e Franck Ekinci. Todos os filmes têm classificação livre e as sessões começam sempre às 10h, no Cine Sesc Palladium.

Para todas as sessões, as exibições são gratuitas e os ingressos devem ser retirados com 30 minutos de antecedência.

EIXO CURATORIAL DA LÍNGUA PORTUGUESA

Reconhecido como um dos mais importantes centros culturais de Minas Gerais, o Sesc Palladium, em Belo Horizonte, renova sua programação e passa a adotar a partir de 2018 eixos temáticos semestrais. O objetivo é aprofundar a abordagem sobre os assuntos em pauta, oferecendo ao público um recorte mais amplo e uma programação mais diversificada e transversal sobre assuntos propostos.

O primeiro eixo deste ano vai abordar a ‘Língua Portuguesa’ em suas diversas possibilidades. A programação vai até 8 de julho 2018. As atividades foram selecionadas a partir do reconhecimento do idioma como patrimônio imaterial, pensando a memória social, afetiva e geográfica da língua. Outro norte para a definição das atrações foi a percepção do português também do ponto de vista crítico, como importante marco civilizatório calcado numa palavra viva e dinâmica.

As atrações previstas fazem interagir cinema, música, literatura, artes visuais, dança e teatro, além de atividades de cunho educativo amalgamando toda a programação. Serão reunidos no calendário da Língua Portuguesa mais de 10 shows, 4 mostras de cinema, 3 espetáculos teatrais, 5 ações formativas, 2 exposições, 4 eventos literários, 2 ciclos de debates e 1 concerto, entre outras atividades, com participação de convidados como a escritora Adélia Prado, a artista visual Lenora de Barros, a Orquestra Ouro Preto e a Cia Pé de Moleque.

 

SERVIÇO

 

Mostra Cine-Livro

  • Período: Até 13/4/2018
  • Horário: Ver anexo 1 com programação
  • Local: Cine Sesc Palladium (avenida Augusto de Lima, 420 – Centro)
  • Classificação etária: Ver anexo com programação.
  • Entrada gratuita, com retirada de ingressos 30 minutos antes de cada sessão.

 

Exibição do filme A fera na selva

  • Período: 14,17 e 18/4/2018
  • Horário: às 17h e 19h
  • Local: Cine Sesc Palladium (avenida Augusto de Lima, 420 – Centro)
  • Entrada gratuita, com retirada de ingressos 30 minutos antes de cada sessão.
  • *Debate com Paulo Betti será dia 18/4, às 21h.

 

Mostra de Cinema Português Contemporâneo – Às margens da indústria

  • Período: 14 a 29/4/2018
  • Horário: Ver anexo 2 com programação
  • Local: Cine Sesc Palladium (avenida Augusto de Lima, 420 – Centro)
  • Classificação etária: Ver anexo 2 com programação.
  • Entradagratuita, com retirada de ingressos 30 minutos antes de cada sessão.

 

Paraficções – O cinema de Salomé Lamas

  • Data: 14/4/2018
  • Horário: 16h
  • Local: Cine Sesc Palladium (av. Augusto de Lima, 420, Centro)
  • Entrada gratuita com retirada de ingressos 30 minutos antes das sessões, na recepção do centro cultural
  • Classificação etária: 12 anos

 

Cine Sabadinho

  • Data: 7, 14, 21 e 28/4
  • Horário: 10h
  • Local: Cine Sesc Palladium (av. Augusto de Lima, 420, Centro)
  • Entrada gratuita com retirada de ingressos 30 minutos antes das sessões, na recepção do centro cultural
  • Classificação: livre

 

7/4: Kikoriki – A turma invencível

Krash e Chiko encontram um velho aparelho de televisão e o trazem para o resto da equipe Kikoriki. Eles não sabem o que é, mas Carlin acredita que mostra tudo o que está acontecendo no mundo. A turma fica encantada com o show do herói Lucien e decidem ir ao encontro para ajudá-lo a lutar contra o terrível Dr. Caligari e salvar o mundo. Nesta aventura a turma de Kikoriki descobre que nem tudo que você vê na televisão é real.

 

14/4: Brinquedos no Sotão

Nessa preciosa animação, velhos brinquedos esquecidos em um sótão vivem uma vida emocionante e unem suas forças para salvar uma bonequinha sequestrada.

 

21/4: Asterix e o domínio dos deuses

O imperador romano Júlio César sempre quis derrotar os irredutíveis gauleses, mas jamais teve sucesso em seus planos de conquista. Até que, um dia, ele resolve mudar de estratégia. Ao invés de atacá-los, passa a oferecer os prazeres da civilização aos gauleses. Desta forma, Júlio César ordena a construção da Terra dos Deuses ao redor da vila gaulesa, de forma a impressioná-los e, assim, convencê-los a se unir ao império romano. Só que a dupla Asterix e Obelix não está nem um pouco disposta a cooperar com os planos de César.

 

28/4: Abril e o mundo extraordinário

Nessa aventura, ambientada na Paris de 1941, a corajosa menina Abril terá que descobrir o que aconteceu com seus pais e todos os demais cientistas que sumiram misteriosamente. E para isso contará com a ajuda de Darwin, seu gato falante e de seu amigo Julius, um jovem que vive nas ruas.

 

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here