Duo AlvesFaria se apresenta em Belo Horizonte

0
661

A Casa de Música de Ouro Branco, iniciativa apoiada pela Gerdau, dá continuidade à série de concertos que realiza por Minas Gerais no Circuito Cultural 2016. Na quinta-feira, 11 de agosto, o Duo AlvesFarias, formado pela flautista Sandra Alves e pelo violonista Gustavo Farias, se apresentam às 19h30, no MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal, em Belo Horizonte. A entrada é gratuita.

O Duo AlvesFarias foi criado em 2010 e, desde então, tem se apresentado em diversas cidades, nas principais salas de concerto de Minas Gerais.  O repertório escolhido para este recital abrange diversos momentos da música ocidental.

O duo abre o concerto com Miniaturas Brasileiras, do compositor, arranjador, pianista e maestro Edmundo Villani-Côrtes. Nascido em 1930 em Juiz de Fora, Villani-Côrtes compôs essa peça originalmente para orquestra de cordas, mas depois de seu imenso sucesso realizou versões também para outros instrumentos. A segunda obra levará o público para uma viagem pela Itália: Sonatina op. 205, de Mário Castelnuovo-Tedesco.

A peça seguinte é Desafio, de Sérgio Vasconcellos Côrrea, nascido em São Paulo em 1934.  Sérgio ficou conhecido como compositor, em todo o Brasil e no exterior, após conquistar mais de uma dezena de prêmios em concursos. A próxima música escolhida pelo duo é Sonatina para Flauta e Violão, do arranjador, compositor e instrumentista Radamés Gnattali, um dos personagens mais importantes da música brasileira e que mais circulou entre os universos popular e erudito.  O encerramento será com Histoire Du Tango, do argentino Astor Piazzolla. Composta originalmente para flauta e violão em 1986, os quatro movimentos da obra retratam a história do tango argentino pelo século XX.

Sobre os músicos

Sandra Alves – Flauta Transversa

Sandra Alves iniciou seus estudos musicais aos 9 anos de idade. É mestre em música, especialista em Educação Musical e bacharel em Flauta Transversal pela UFMG. Ocupa a vaga de 1ª flauta da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais, atua como professora de flauta transversal em Belo Horizonte e desenvolve intensa atividade camerística em diversas formações.

Gustavo Farias – Violão

Gustavo Farias é mestre em música pela UFMG e bacharel em violão pela UEMG. Iniciou seus estudos de violão em 2001 com o Maestro Charles Roussin. Participou de festivais e master classes com renomados violonistas da atualidade como Eduardo Issac (Argentina), Mario Ulloa (Costa Rica/BRA), Paul Galbraith (Escócia/BRA), José Antonio Escobar (Chile) e Fábio Zanon. Em 2009 conquistou o terceiro lugar no “III Concurso de Violão Eustáquio Grilo” em Brasília. Atualmente é professor de violão e coordenador cultural da Casa de Música de Ouro Branco.

 

SERVIÇO

  • Concertos Duo AlvesFaria
  • Sandra Alves – Flauta Transversa
  • Gustavo Farias – Violão

 

  • 11 de agosto – quinta-feira
  • Horário: 19h30
  • Local: MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal de Belo Horizonte
  • (Praça da Liberdade, s/n, Belo Horizonte)

 

PROGRAMA

 

Edmundo, VILLANI CORTES                        Miniaturas Brasileiras

I – Prelúdio

II – Toada

III – Choro

IV – Canção de Ninar

V – Baião

 

Mário CASTELNUOVO-TEDESCO                Sonatina op.205             

I – Allegretto grazioso

II – Tempo di Siciliana

III – Scherzo – Rondo

 

Sérgio VASCONCELOS CORREA                 Desafio               

 

Radamés GNATTALI                                      Sonatina para flauta e violão   

I – Cantando com simplicidade

II – Espressivo e poço Rubato

III – Movido

 

Astor PIAZZOLLA                                             Histoire Du Tango                         

I – Bordel 1900

II – Café 1930

III – Night-club 1960

IV – Concert d’aujourd’hui

 

Casa de Música de Ouro Branco

A Casa de Música foi criada em 2001 por um grupo de professores e pais de alunos. A entidade tem como principais objetivos promover a difusão e a divulgação do acesso à música, criar alternativas de inserção e incentivar o intercâmbio cultural e a carreira de jovens músicos.

Em 2015 a Casa de Música de Ouro Branco, projeto que conta com o patrocínio da Gerdau por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, atendeu mais de 200 alunos que participaram de concertos, festivais e recitais em Ouro Branco e outras cidades de Minas Gerais.

Sobre a Gerdau

 A Gerdau é líder no segmento de aços longos nas Américas e uma das principais fornecedoras de aços especiais do mundo. No Brasil, também produz aços planos e minério de ferro, atividades que estão ampliando o mix de produtos oferecidos ao mercado e a competitividade das operações. Além disso, é a maior recicladora da América Latina e, no mundo, transforma, anualmente, milhões de toneladas de sucata em aço, reforçando seu compromisso com o desenvolvimento sustentável das regiões onde atua. As ações das empresas Gerdau estão listadas nas bolsas de valores de São Paulo, Nova Iorque e Madri.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here