Detentos do CPPP de Ribeirão das Neves recebem certificado em Informática e Segurança do Trabalho

0
294
Oficina para recuperação de orelhões é instalada na PPP de Neves.

A ação, pioneira em presídios brasileiros, conta com o apoio da MRV Engenharia

No dia 11 de abril, 53 detentos do Complexo Penitenciário Público-Privado (CPPP) de Ribeirão das Neves, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (MG), receberão o certificado de conclusão dos cursos técnicos a distância de Informática e Segurança de Trabalho. A realização desses cursos é resultado de uma parceria entre a MRV Engenharia, a Fundação de Educação do Trabalho (Utramig) e a GPA – Gestores Prisionais Associados, empresa responsável pela construção e administração do complexo.

Segundo o diretor Jurídico da MRV Engenharia, Raphael Lafetá, o objetivo dos cursos é de capacitar os detentos, visando à sua reinserção social. “A MRV acredita que é por meio da educação que podemos melhorar o futuro do Brasil. Por isso, investimos em projetos educacionais que contribuem para a capacitação e para a ressocialização do indivíduo durante o cumprimento da pena. Com esta ação podemos garantir alguns dos direitos fundamentais que nossa Constituição estabelece, possibilitando a oportunidade de exercer nossa cidadania e contribuir para transformação social com o objetivo de um Brasil melhor”, fala o executivo.

Para o presidente da GPA, Rodrigo Gaiga, parcerias como esta mostram a importância do trabalho realizado dentro do Complexo. “Ter organizações e companhias do porte da MRV e da Utramig como aliadas na busca pela transformação de vidas, de famílias e da sociedade como um todo nos dá um enorme prazer. E a certeza de que seguimos dando um passo após outro rumo a esta transformação com credibilidade”, diz. Ele lembra que a educação é parte fundamental no trabalho realizado pela GPA dentro do Complexo. Esse esforço conjunto resulta em mais de 800 presos estudando na escola GPA, que funciona em cada uma das unidades prisionais.

Os cursos, aprovados pelo Conselho Estadual de Educação de Minas Gerais, foram ministrados em três semestres, somando 18 meses de estudo. Os detentos realizaram 80% das aulas a distância, acompanhadas por tutores/professores, e 20% em encontros presenciais, realizados no complexo mensalmente. No curso de Segurança do Trabalho, os detentos puderam colocar em prática o que foi aprendido por meio de estágio realizado nas empresas instaladas no interior do complexo penitenciário.

O evento que encerrará o curso acontecerá às 9h, no CPPP de Ribeirão das Neves e contará com a participação de familiares desses detentos.

Serviço – Formatura Curso de Informática e Segurança do Trabalho

  • Data: 11 de abril de 2018
  • Horário: 9h
  • Local: Complexo Penitenciário Público-Privado – Ribeirão das Neves (MG)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here