CIRCOVOLANTE – 11º ENCONTRO INTERNACIONAL DE PALHAÇOS TEM QUATRO DIAS DE ESPETÁCULOS GRATUITOS NAS RUAS DE MARIANA (MG)

0
230
DE 26 A 29 DE SETEMBRO, MAIS DE 40 TRUPES ENTRAM EM CENA, ALÉM DE LANÇAMENTOS DE LIVROS E FILMES CIRCENSES, NA CIDADE HISTÓRICA
São mais de 10 anos de um amor recíproco entre Mariana – MG e o circo. E em 2019, a cidade barroca se prepara para receber o Circovolante – 11º Encontro Internacional de Palhaços, que será de 26 a 29 de setembro. Além das praças e do centro histórico, que recebem mais de 40 trupes de todo o Brasil e exterior e seus espetáculos gratuitos nos quatro dias de evento, a programação se estende para bairros e distritos periféricos, com a Descentralização do Encontro, que será ainda maior que nos anos anteriores.

“Fazemos a descentralização há algum tempo e cada vez mais percebemos a importância de levar a arte do circo para locais onde o acesso é menor. Nesta edição teremos 34 espetáculos em escolas e praças no entorno da cidade, estamos muito animados”, conta Xisto Siman, palhaço e um dos organizadores do evento.

Para a 11ª edição do Encontro de Palhaços, o Circovolante prepara novidades: além das trupes em cena nos dois palcos montados nas Praças da Sé e Gomes Freire, rodas de palhaços acontecerão na rua, simultaneamente, para que o numeroso público possa ter mais possibilidades. “Após 10 anos fazendo o Encontro, chegou a hora de novas experiências. Foram anos de formação de público, agora já consolidado, que entende a linguagem circense, tem um olhar crítico sobre os números e queremos aprofundar. Este ano vamos lançar dois livros superimportantes para a história da palhaçaria e também dois documentários. Um deles é um registro dessa primeira década de evento e como foi a nossa trajetória até então. E o segundo é sobre o legado do nosso primeiro homenageado, o Palhaço Alegria, que com 86 anos é o mais antigo do Brasil em atuação”, ressalta Siman.

A homenageada do Circovolante – 11º Encontro de Palhaços é Jasmin, a palhaça de Lily Curcio, que também é antropóloga e estuda a clowneria clássica há 24 anos. “A Jasmin surgiu quando eu tinha mais de 40 anos e foi um divisor de águas na minha vida, trouxe todas as respostas existenciais que eu buscava e, desde então, passei a me dedicar inteiramente à palhaçaria”, conta a argentina de coração brasileiro.

Lily Curcio fez escola no italiano Circo Ercolino, da família Colombaioni, da qual fazem parte grandes mestres da tradição circense. Desde então já passou por diversos lugares e conheceu muitas pessoas que a ajudaram a construir sua personagem, sempre em transformação. “Meu maior sonho já está realizado. O que mais posso desejar, além desse milagre de estar em cena com a minha palhaça e de trabalhar no que realmente amo? Ser homenageada foi uma grande surpresa. E também uma enorme responsabilidade. Por meio do espetáculo que se chama ‘Pedaços de mim’, vou contar minha trajetória como mulher, artista e palhaça. Contar todas essas experiências e as muitas dificuldades que passei ao longo da minha vida. Estou muito emocionada e agradecida”, finaliza.

Os quatro dias de evento contam com a presença das trupes: Adorável Companhia (RJ), Atawallpa Coello (Peru), Barracão Teatro (SP), Cia La Mínima (SP), Cia Pé de Chinelo (RJ), Circovolante (MG), Circo Caramba (SP), Circo de Família (MG), Circo Dux (RJ), Daniel Satim (Chile), François Bouille (França), Grupo Palombar (SP), Grupo Seres de Luz (SP), Grupo Teatro de Anônimo (RJ), Grupo Trampulim (MG), Guga Morales (RJ), Irmãs Cola (SP), Janaina Morse (MG), Luciene Luba (MG), Palhaço Viralata (MG), Palhaço Vinagre (MG), Palhaça Purpurina (MG), Palhaça Jojoba (MG), Palhaço Furreca e Lambreta (MG), Passeio de Palhaços com Sociedade do Riso (MG), Reinaldo Facchini (SP), Rodas de Palhaços, Romina Krause (Argentina), Trupe Balão Mágico (MG), Turma do Biribinha (AL).

Ainda no evento, ocorrerá uma manhã de autógrafos do livro “Noites Circenses”, de Regina Horta Duarte e o lançamento do livro “Palhaços: Performance, hibridismo e multiplicidade”, de Lili Castro. Acontece, também, o lançamento de dois curtas documentais: “10 Anos de Encontro”, e “Memórias de Alegria”, uma parceria do Circovolante com a Macaca Filmes.

O Circovolante – 11º Encontro Internacional de Palhaços é realizado pelo Circovolante e Circo Paratodos, com parceria da Prefeitura de Mariana. Tem apoio cultural da Câmara de Vereadores e da Secretaria de Cultura de Mariana. Outros parceiros: Neaspoc-Ufop, Casa de Cultura Marianense e Sociedade do Riso.

SERVIÇOS:

Circovolante – 11° Encontro Internacional de Palhaços

Data: de 26 a 29 de setembro de 2019

Local: eventos concentrados na Praça Gomes Freire, Praça da Sé e Rua Frei Durão (em frente à Casa de Cultura) – Mariana (MG)

Todos os eventos são gratuitos

Mais informações:

circovolante.com.br

facebook.com/Circovolante

Instagram.com/Circovolante

SOBRE O CIRCOVOLANTE

No interior de Minas Gerais, em Passagem de Mariana, a arte circense se renova o tempo todo com o Circovolante, que há 19 anos leva palhaços, cômicos, bufões, músicos e brincantes em espetáculos para todo o Brasil. Fruto de uma parceria de 28 anos entre Xisto Siman e João Pinheiro, o grupo é uma combinação do trabalho circense com a divulgação dessa arte milenar. Entre os diversos espetáculos promovidos pela trupe estão: “Xinxin e Juaneto Circo Show”, “Samba no Pé de Moleque”, “Sem Refresco” e “Clavestrovas & Rock and Roll”, bem como o projeto “Noites Circenses”, lançado em 2018.

Sua sede, o espaço CIRCOVOLANTE é destinado à criação de espetáculos, fomento e difusão das artes circenses, apresentações artísticas e eventos culturais. Desde 2014 o CIRCOVOLANTE recebe visitas de grupos, artistas e escolas de todo país em sua sede, localizada em Passagem de Mariana, Mariana – MG, Brasil.

Localização: Rua Dom Veloso, n° 70 – Passagem de Mariana / Mariana – MG.

INFORMAÇÕES: (31) 9 8549-6634 e producao@circovolante.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here