Carros darão lugar aos shows no Viaduto Santa Tereza uma vez por mês

0
2003

Belo Horizonte vai ganhar um evento cultural dedicado às famílias, que será realizado mensalmente no viaduto Santa Teresa. O Festival Cidade Viva vem com a proposta de valorizar um dos cartões postais da cidade, com diversas atrações como food trucks, programação infantil completa, o maior parque de brinquedos infláveis a céu aberto, shows de jazz, rock, música instrumental de percussão, djs, apresentações de teatro, oficinas culturais, entre outras atrações para todas as idades. O evento permite animais de estimação desde que não sejam ferozes. A primeira edição será no domingo, 24 de janeiro, com abertura às 9h e encerramento às 17h. O evento tem entrada franca.

O conceito já tem sido bastante empregado em outras metrópoles, como Nova Iorque, São Paulo, que disponibilizam avenidas e viadutos para atividades culturais, e recentemente Paris também anunciou que vai fechar a avenida Champs Élysées para carros um domingo ao mês.

Sobre o Festival Cidade Viva:

A proposta segue uma tendência mundial com o uso de praças públicas e vias urbanas para fins recreativos. Enquanto nos dias úteis, o tráfego do cotidiano toma conta do espaço, nos fins de semana os carros dão lugar ao lazer e recreação. Este é o conceito do Cidade Viva, que vai tirar carros, motos e ônibus do Viaduto Santa Tereza uma vez por mês substituindo-os por equipamentos de recreação, brinquedos infláveis de grande porte, oficinas educativas, música ao vivo e muita diversão. Carros mesmo só os food trucks, que disponibilizarão ao público o melhor da gastronomia local.

O Festival Cidade Viva foi aprovado na lei federal de incentivo à cultura – Lei Rouanet, e patrocinado pela empresa Tambasa Atacadista. A proposta foi incrementada através do apoio da Belotur e da Fundação Municipal de Cultura, sob o comando do presidente Leônidas Oliveira que sugeriu o Viaduto Santa Tereza como palco das doze edições do festival, sendo um domingo por mês, de janeiro a dezembro de 2016.

A ideia surgiu quando os organizadores do festival, Marcus Honorato e Fabiano Prata enxergaram que essa tendência poderia ser implantada na capital mineira. Ambos são produtores de eventos com bastante know how e experiência, que uniram seus conhecimentos e esforços para lançar esse projeto. O desejo é que o Cidade Viva venha pra ficar no calendário anual de BH. A intenção é fortalecer a proposta, que se tornará uma alternativa saudável de recreação, cultura e lazer para as famílias de BH.

Segundo os organizadores, o Festival Cidade Viva está embasado nos conceitos que resgatam a importância do convívio familiar, entre pais e filhos, avós e netos, irmãos e irmãs, transformando o espaço público em importante ponto de troca de conhecimentos e sabedoria. O Festival visa propiciar ao público em geral, através de uma programação diversificada, o resgate de valores e tradições, ao mesmo tempo em que fomenta a formação cultural e o resgate de práticas alternativas de lazer.

Estrutura

O evento contará com estrutura completa que cobrirá de uma extremidade à outra do viaduto, sendo dois palcos, um com atrações para a criançada e outro para jovens e adultos. Haverá ainda encontro de food trucks e food bikes, brinquedos infláveis, oficinas culturais de brinquedos retrô, pintura artística, percussão, Tai Chi Chuan (3ª idade), vários bares, tendas para áreas de sombra, mesas com ombrelone, cadeiras de praia, entre outros. A Recreart, empresa pioneira em recreação infantil, será responsável pela estrutura do evento.

Atrações:

Food Trucks:

Dip’s Burguers
Espetruck
Vesúvio Pizza
Le Polentine
Rota dos Sabores
Gertrudes Gourmet
Mundo Waffle
Insane
The Van Temakeria
Sorveteria Universal
Ducin Doceteria
Kioske do Açai
Uai Pasta
Crepioca
Love Pastel
Food Bikes:

Villa del Churro
Quitanda dos doces
Santo Gelinho
Mirabolando
Palco Kids:

Shows: Frozen, Personagens Disney. Bloco Show, Mágico Wal, e Djs

Teatro: Sítio do Pica Pau Amarelo, Super Heróis e as Princesas

Desfile: Mickey e sua Turma

Gincana: Pais e Filhos (Brincadeiras praticadas entre pais e filhos)

Aulão: Instrumentos musicais de percussão com Bloco Show

Haverá ainda bloquinho de carnaval com a charanga “Padecendo no Paraíso”, composto por aproximadamente 50 mães.

*Shows e personagens cover

Palco 02

Show – Rock Clássico

Show – Jazz / Blues

Dj’s – todos os ritmos

Oficinas culturais:

Brinquedos retrô: as crianças construirão seus próprios brinquedos

Percussão: as crianças aprenderão a tocar instrumentos musicais e se apresentarão no palco kids

Pintura: as crianças pintarão com tinta guache em cavaletes, o complexo da Pampulha, candidata à patrimônio cultural da humanidade pela Unesco. As pinturas serão expostas no próprio evento. Será uma homenagem ao principal cartão postal de BH

Tai Chi Chuan: oficina voltada para a terceira idade.

Parque Infantil:

Será montado ao longo do viaduto, o maior parque de brinquedos infláveis a céu aberto.

Trânsito:

Está sendo feito um plano Operacional de Trânsito junto à BHTrans para adequar o trânsito ao evento e sinalizar novas rotas de tráfego.

Serviço:

Cidade Viva – 1ª edição

Domingo, 24 de janeiro de 2016

9h as 17h

Viaduto Santa Teresa – acesso pelas duas entradas (rua da Bahia e av. Assis Chateaubriand)

Entrada franca

Informações: https://www.facebook.com/events/208100372865840/

https://www.facebook.com/festivalcidadeviva/

Tel.: 31 2555-4811

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here