Campanha mundial de incentivo à música terá atividades em Belo Horizonte

0
114

De 16 a 22 de junho, 120 países estarão engajados em promover a música com shows e aulas gratuitas

 

Segundo maior participante em número de eventos na edição passada, o Brasil quer ser o maior palco da Make Music em 2019

O Make Music, celebração mundial dedicada à música, já tem data para acontecer em 2019. De 16 a 22 de junho, 120 países e mais de 800 cidades estarão engajados em promover a música com shows e aulas gratuitas. E o Brasil, musical por natureza, quer fazer bonito novamente na edição deste ano. A expectativa dos organizadores do Make Music Brasil é que o país, segundo em número de eventos no ano passado, chegue à liderança em apresentações durante a semana do Make Music neste ano.

Na cidade de Belo Horizonte, entre os dias 17 e 22 de junho, serão realizadas aulas gratuitas de improvisação na guitarra, cifra, partitura e tablatura, técnicas de fingerstyle no violão, além de shows com os artistas mirins Sophia Mell e Daniel Victor e um bate-papo virtual com Pedro Miranda (The Voice Kids Brasil) – mais informações no serviço abaixo

O Make Music evoluiu a partir da Fête de la Musique francesa e se tornou um evento mundial, reunindo músicos, professores e público em geral, para aprender e ouvir música gratuitamente. Dessa forma, a iniciativa é uma oportunidade para quem deseja aprender música ou participar de uma campanha mundial de conscientização sobre a importância da música na vida das pessoas.

No Brasil, o Make Music é realizado pela Anafima (Associação Nacional da Indústria da Música), recursos da NAMM Foundation e apoio da Música Esperança. Serão centenas de apresentações, workshops e demonstrações gratuitas acontecendo em todo o país.

A ideia é que durante a semana do Make Music aconteça, em todas as capitais brasileiras e mais centenas de outras cidades, uma série de eventos: músicos e professores ministrarão aulas gratuitamente de iniciação musical em vários instrumentos e canto, bem como orientações para bandas marciais e fanfarras.

O objetivo da ação é aumentar o interesse no aprendizado de música e demonstrar a importância dela para jovens, adultos, profissionais e pessoas com algum tipo de necessidade especial. Os organizadores esperam mobilizar 800 horas de aulas de música durante a semana em todo o país.

Importância do ensino de música

Os especialistas são unânimes em dizer que a exposição à diversidade de músicas e o aprendizado musical deve ocorrer desde a educação infantil. Já está comprovado por estudos científicos que favorece o desenvolvimento do indivíduo em diversas áreas e contribui para o desempenho escolar, o aprendizado de línguas e à cidadania.

De acordo com a revista americana Scientific American, estudantes do ensino médio com o mínimo de quatro anos de educação musical têm uma performance escolar 40% maior do que os alunos que estudaram música por um período de seis meses a um ano.

Iniciativas como o Make Music Brasil se tornam ainda mais importantes tendo em vista que a música não consta como disciplina nas escolas brasileiras, e a maioria dos estudantes não tem acesso aos seus fundamentos.

“O Make Music Brasil representa uma inovação no processo de engajamento das pessoas e instituições com a educação musical no Brasil. A iniciativa utiliza as tecnologias digitais e redes sociais para aproximar todos às mais diversas formas de aprender e fazer música na contemporaneidade. A diversidade e a inovação musical são marcas registradas do Make Music Brasil. Venha fazer parte dessa comunidade!”, afirma Liane Hentschke, diretora de Educação Musical da Anafima.

MAKE MUSIC BRASIL – BH

 

Dia 17/06

10h – Aula de cifra, partitura e tablatura, com Inácio Cavallieri – transmissão pelo Facebook

16h – Técnica violinística, com Tiago Weinkler – transmissão pelo Facebook

17h30 – Serenata na Calçada, com banda Jovens Adultos e Bloco da Família (Cavallieri Escola de Música)

Loja Serenata – Av. Getúlio Vargas 691, Savassi, Belo Horizonte – MG

 

Dia 18/06
10h – Aula de pentatônicas, tríades e escalas maiores, com Rafael Bacciotti – transmissão pelo Facebook

16h – Aplicações de arpejos e escalas, desenvolvimento de fraseado no contrabaixo, com Adriano Campagnani – transmissão pelo Facebook

20h – Show com artistas mirins Sophia Mell e Daniel Victor
Melody Maker Escola de Música – Rua Prof. Pimenta da Veiga, 928 – Cidade Nova, Belo Horizonte – MG

Dia 19/06

13h – As inúmeras possibilidades do violão, com Débora Eldêncio – transmissão pelo Instagram

17h – Construção de solos na bateria, com Alex Curi – transmissão pelo Facebook

19h – Minha experiência no The Voice Kids Brasil, com Pedro Miranda – transmissão pelo Facebook

Dia 21/06

10h – Improvisação na guitarra com George Alexandre –  transmissão pelo Facebook

16h – Técnicas de fingerstyle no violão, com Felipe Moya – transmissão pelo Facebook

Obs.: As transmissões ao vivo pelo Facebook serão feitas sempre pela página da Michael Instrumentos Musicais –https://www.facebook.com/michaelinstrumentosmusicais

As fotos anexas são da edição de 2018 do Make Music Brasil e Pedro Miranda, do The Voice Kids Brasil

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here