Com tudo em cima: autoestima feminina interfere no crescimento dos negócios

0
247

Autoras das suas próprias histórias, guerreiras e persistentes, as mulheres têm conquistado cada vez mais espaço no mercado de trabalho, e, se tratando de empreendedorismo, estão se empoderando e gerindo negócios entre os mais diversos setores. De acordo com dados de uma pesquisa feita pelo Sebrae, em 2018, o crescimento do número de mulheres empreendedoras girou em torno de 34% a mais do que os dados da última pesquisa realizada pela instituição, feita em 2017, o que é motivo de comemoração por esta conquista e expectativa de condições mais igualitárias para as mulheres no mercado de trabalho.

A Diretora de Pesquisa e Desenvolvedora dos produtos da Mutari, France Batistelli destaca a força feminina no mercado empreendedor: “Considero o empreendedorismo feminino muito positivo, uma vez que as mulheres são altamente capazes. Semelhantemente aos homens, elas estudam e são preparadas para atuar em cargos de liderança, porém, com a grande vantagem da sensibilidade feminina e o feeling diferenciado que as tornam ainda mais preparadas para exercer múltiplas funções”.

A empresária é um dos grandes exemplos de empreendedorismo feminino no Brasil, isso porque, a mineira faz parte do núcleo de diretores de uma das maiores empresas de cosméticos e produtos de beleza do país, a Mutari, que possui 22 anos de trajetória no mercado e atuação em todos os estados brasileiros, além de 20 outros países.  Para ela, um dos diferenciais da mulher mineira no mercado de trabalho é a criatividade e paixão por detalhes. “Gostamos que tudo seja bem feito e nos preocupamos com os mínimos detalhes. O resultado disso é um trabalho bem elaborado, executado em alta performance”, afirma.

Já a Diretora de Marketing da Mutari, Ana Cristina Batistelli, destaca algumas ações que a empresa promove internamente a fim de valorizar as profissionais que trabalham na empresa, como no caso das palestras realizadas mensalmente sobre saúde e autoestima, que inclui seu bem estar físico e emocional, muito além da estética. “Por ser uma empresa onde grande maioria dos cargos são ocupados por mulheres, a Mutari busca proporcionar momentos únicos de “mimos” que fortalecem a autoestima das colaboradoras, seja por meio de sorteios de tratamentos de beleza ou produtos”, comenta a Diretora.

Mensalmente, uma das funcionárias é convidada a palestrar para as colegas sobre algum tema que elas dominam e se destacaram ao trabalhar com ele na empresa, ou de qualquer outro assunto que ela julgar ser importante para uma discussão coletiva. Dessa forma, a Mutari acredita estar colaborando para fortalecer não só a autoestima feminina, mas também os laços de empatia, solidariedade e união entre as funcionárias.

“Ações como essas valorizam nossas colaboradoras, deixando a confiança de todas ainda mais em evidência, o que favorece o clima positivo na empresa e aumenta até mesmo a produção no trabalho”, comenta Ana Cristina Batistelli.

A missão da Mutari está alinhada com ações externas e internas que engrandeçam as mulheres, pois o desejo da marca, é transformar positivamente a vida de todas elas. “Não chegamos aonde queremos por acaso, porém, para o sucesso não há uma receita. Sabemos que estando unidas, ainda mais em um mercado que constantemente incentiva a competição feminina, conquistaremos ainda mais espaço, mais direitos e mais respeito, que deveriam ser obrigatórios, mas continuaremos lutando por isso”, finaliza France Batistelli.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here