ARTISTA PLÁSTICO MINEIRO RADICADO EM NOVA YORK LEVA SEU TRABALHO PARA A CASACOR

0
168

Pela primeira vez na CasaCor Minas, o artista plástico belorizontino, Matheus Goulart, de 27 anos, assina o espaço Ateliê do Artista. Há nove anos ele mora em Nova York e trouxe um pouco da versatilidade de seu trabalho para a mostra mineira de arquitetura e decoração, que ocorre até o dia 16 de setembro, no bairro Floresta.

Matheus criou todo o layout do ambiente, que conta com três painéis de led feitos exclusivamente para a CasaCor, nos quais se pode perceber a trajetória do artista. Produzidas em chapa de aço desgastadas pelo tempo – que dialogam com o espaço histórico onde estão inseridas –, elas trazem street art e, também, caligrafias que evidenciam uma pegada nipônica. “O led foi uma ideia que tive em parceria com a arquiteta Mariana Novaes, que assina a iluminação do projeto”, elucida.

Além disso, ele trouxe várias de suas obras produzidas nos últimos quatro anos para o espaço. Grande apreciador da arte expressionista, suas criações são carregadas de cores e não se prendem a uma técnica específica, indo da colagem à tinta óleo. Entre as obras que podem ser vistas no casarão da Rua Sapucaí, estão dois quadros em que ele se apropria da linguagem dos quadrinhos. O artista reproduziu os personagens Zé Carioca e Pato Donald em uma grande tela de revistinhas da Disney.

O ambiente ainda conta com peças feitas em colaboração, como a mesa que recebeu um tampo de vidro com pintura que confere uma visão tridimensional. A peça foi produzida em parceria com a loja Micheliny Martins e o designer paulista Sérgio Faher. Já as poltronas são assinadas em conjunto com a Forma Mobiliário. “Gosto muito de arquitetura, tanto que, além de expor em galerias, já fiz trabalhos em hotéis, boates e restaurantes”, conta o artista.

Direção de arte é um dos pontos fortes da sua atuação. “Gosto de ver como a obra vai conversar com o ambiente. Por isso eu passeio por vários estilos: abstrato, pop, decorativo, expressionista e outros. Acredito que minha arte não pode ser limitada. É um pouco disso que estou trazendo para a CasaCor”, explica Goulart, que estudou moda, arquitetura e design na F.I.T (Fashion Institute of Technology), localizado em Chelsea, um bairro vibrante no centro da cidade de Nova York. A escola é referência em Design, Moda, Negócios e Artes no mundo.

Sua arte nasceu nas ruas de Belo Horizonte com o grafite e após ir para Nova York, aos 19 anos, seu interesse por arte contemporânea e designer aumentou. Hoje ele soma exposições e residências artísticas por várias partes do mundo: Milão, Veneza, Oslo, Tokyo, Chicago, Miami, Florença, Xangai, e outros.

Ao entrar no Ateliê do Artista, na CasaCor, o público poderá perceber que as obras trazem a personalidade versátil de Matheus, e suas várias formas de expressão. São peças muito diferentes umas das outras, mas todas carregam espontaneidade e contraste. Além disso, os visitantes poderão conferir o artista em ação.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here