Almir Chiaratti estreia música em novo vídeo acústico com Puppi

0
100

Almir Chiaratti mostra uma nova faceta de seu trabalho na inédita “Lua em Áries”, composição instrumental que é apresentada ao público em formato de vídeo acústico. Ao lado do violoncelista italiano Federico Puppi, Chiaratti constrói uma música cheia de nuances em um arranjo de cordas.

Assista “Lua em Áries”: https://youtu.be/dzAhfQf4pRc

A música percorre um caminho de reviravoltas, alternando entre calmaria êxtase, até desembocar na resolução final. Chiaratti e Puppi combinam cello e violão nessa criação instrumental – um diferencial no trabalho do cantor e compositor carioca. Como toda música conta uma história, não é necessário letra para se embarcar nessa jornada.

“Compus ‘Lua em Áries’ durante uma viagem a São João del Rey com meu pai. Ela nasceu e eu não senti a necessidade de colocar uma letra, mas a estrutura dela é, na minha cabeça, de uma canção. Eu admiro muito o trabalho do Puppi exatamente pelas músicas terem uma narrativa e, mesmo que instrumentais, elas preservam uma estrutura que me remete muito à estrutura da canção”,  explica Almir.

“Lua em Áries” inaugura a parceria entre os dois músicos, cujo principal fruto será realizado em breve: a gravação do novo álbum de Chiaratti, no qual Puppi atua como produtor. Os músicos já colaboraram em diferentes ocasiões, em uma união que parece escrita nas estrelas. E, mesmo com os pés no chão de Minas Gerais, foi dos astros que Almir recebeu a inspiração temática para a composição. O turbilhão de emoções que ela provoca vem da energia criadora e impetuosa associada à lua posicionada em áries, sinônimo na astrologia de rompantes explosivos e forte carga emocional.

“Essa música abre a parceria que será o próximo disco do modo como veio ao mundo nos ensaios: dizendo tudo sem falar nada, com sua sonoridade crua e acústica”, completa o autor.

Instrumentista versátil, Puppi entrega novas camadas de dramaticidade à música. Deixando de lado o cello elétrico, que o acompanha na turnê nacional e internacional do elogiado álbum “Marinheiro de Terra Firme” (Sagitta Records, 2018), o músico se divide entre tocar com e sem o arco, dedilhando o violoncelo acústico como um contrabaixo.

Ouça “Marinheiro de Terra Firme”: http://bit.ly/PuppiMDTF

Já Almir retorna ao violão que o acompanhou por boa parte de seu primeiro trabalho, “Bastidores do Sorriso”. O artista já liberou também os singles “Bloco Triste” e “Triz” – esta última também ganhou um vídeo acústico ao lado de Puppi.

Assista “Triz”:

Ouça o álbum “Bastidores do Sorriso”: http://bit.ly/BastidoresdoSorrisoSpotify

Ouça o single “Bloco Triste”: http://bit.ly/AlmirBlocoTriste

“Nossa ideia é deslocar os holofotes para o cotidiano, tanto na temáticas das canções quanto nos sons concretos que usaremos, unindo os arranjos à música eletrônica, seguindo a linha do último disco do Puppi. Cada música terá um universo próprio de sonoridades, que vão de chuveiros elétricos a portões, torneiras, latidos, carros, furadeiras entre outros elementos que trarão essa paisagem urbana para o palco. É um processo muito interessante unir o sound design, que estudei quando aluno e profissional de cinema, aos meus estudos de canção e de música hoje no meu trabalho artístico”, adianta Almir.

O vídeo de “Lua em Áries” teve som gravado por Rodrigo Miguez, que também captou as imagens ao lado de Zéca Vieira.

 

Assista “Lua em Áries”:

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here