Abrasip-MG completa 15 anos em 2018 e promove 1º Seminário BIM

0
142
????????????????????????????????????

Instituição promove este e outros eventos de peso este ano, em parceria com grandes entidades mineiras

No dia 28 de junho, Belo Horizonte sedia o 1º Seminário BIM (Building Information Modeling), uma parceria da Abrasip-MG (Associação Brasileira de Engenharia de Sistemas Prediais), Sinduscon-MG (Sindicato da Indústria da Construção Civil), Sebrae-MG (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) e a Câmara Brasileira de BIM-MG. O evento será na sede do Sebrae e as inscrições estarão abertas a partir de meados de maio para todas as empresas, profissionais e estudantes da área.

“Posso adiantar que estamos muito entusiasmados com este evento, que será diferenciado e único, já que mostraremos para o mercado, através de cases mineiros, o que o BIM pode fazer pelo nosso mercado nos dias de hoje. Queremos incentivar aqueles que não começaram a trabalhar com a tecnologia e também motivar os que estão iniciando”, declara Bruno Marciano, presidente da Abrasip-MG. A programação completa será divulgada em breve.

Outro projeto relevante sob a liderança da Abrasip-MG é a formação do ‘Grupo Valorizar’ para fortalecimento do setor técnico da indústria da construção. As reuniões visam uma união e organização das entidades ligadas à área e inclui reuniões periódicas para debates de temas de interesse. Entre as instituições, além da Abrasip-MG, estão Abea-MG (Associação Brasileira de Escritórios de Arquitetura), Abece-MG (Associação Brasileira de Engenharia de Cálculo Estrutural), Abrava (Associação Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Ventilação e Aquecimento), Sinaenco-MG (Sindicato das Empresas de Arquitetura e Engenharia Consultiva), Abee-MG (Associação Brasileira de Engenheiros Eletricistas), Cau-MG (Conselho de Arquitetura e Urbanismo) e Crea-MG (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia), além de representantes das universidades UFMG e Izabela Hendrix.

Um evento também muito aguardado a cada ano, que chega a sua 15ª edição é o consagrado e esperado Seminário de Atualização Tecnológica da Abrasip, que já está em fase de elaboração. E, assim como os citados acima, faz parte do plano de ações da instituição para 2018. A nova gestão tomou posse no início do ano e, desde então, tem se empenhado em um intenso trabalho de envolvimento dos associados em comissões de trabalho.

“Acreditamos efetivamente que a união de esforços é muito importante para o sucesso de uma associação. Nesse sentido, estamos com várias frentes de trabalhos, através de comissões relacionadas com normatização, relacionamento com instituições de ensino, relacionamento com concessionárias e órgãos públicos, BIM etc. Estamos também com uma programação extensa de treinamentos técnicos para capacitação do nosso associado, já que precisamos estar atentos às novidades e em constante aprimoramento técnico”, complementa Bruno Marciano.

O presidente também antecipa que os preparativos para as comemorações oficiais dos 15 anos estão em andamento e comemora o crescimento e desenvolvimento da instituição desde sua criação. “É muito gratificante assumir a presidência de uma entidade com o renome e credibilidade da Abrasip-MG, frutos de muita dedicação, empenho e disciplina das diretorias, conselhos e comissões anteriores. Estamos completando 15 anos de existência e hoje podemos dizer que temos o respeito do mercado, já que somos referência técnica no segmento de Engenharia de Sistemas Prediais. Seja por quem nos contrata, seja pelos fornecedores ou parceiros das demais disciplinas de projetos. Além disso, somos ouvidos e chamados pelas concessionárias afins à nossa atuação, quando necessário. Dessa forma, sabemos que temos muito a caminhar, mas com certeza com o que foi conquistado até o momento, a caminhada se torna mais prazerosa e profícua”.

Sobre a Abrasip

A Abrasip (Associação Brasileira de Engenharia de Sistemas Prediais) é uma sociedade civil sem fins lucrativos, de direito privado, com autonomia administrativa e financeira, atuando no país desde dezembro de 2000. Reúne as principais empresas atuantes na área de desenvolvimento de projetos de instalações elétricas, hidrossanitárias, de telecomunicações, prevenção e combate ao incêndio, climatização, exaustão, automação predial e eficiência energética, entre outras especialidades, com empreendimentos presentes em todo o território nacional.

A regional mineira da associação (Abrasip-MG) reúne as mais destacadas empresas do setor de engenharia de sistema prediais em Minas Gerais desde outubro de 2002, atuando como entidade formal desde 17 de novembro de 2003. Seu principal objetivo é a difusão e a valorização das atividades e serviços prestados por suas empresas associadas, por meio da qualificação da cadeia produtiva e da conquista de índices ainda mais expressivos nos quesitos segurança e desempenho das edificações, assegurando sua conformidade com as principais tendências da construção civil. Isso se dá através da avaliação de formas alternativas para geração de recursos e ações de melhorias contínuas da qualidade na engenharia e nos projetos dos diversos sistemas.

A gestão atual da entidade é formada por Bruno Gonçalves Marciano de Oliveira (presidente), Francisco José Simões Pimenta (vice-presidente de relações institucionais), Carla de Paula Amaral Macedo (vice-presidente de recursos associativos e comunicação), Marcelo Trindade Almeida (vice-presidente administrativo e financeiro) e Henrique Naime (vice-presidente de atividades técnicas).

 

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here