8ª edição da Festa Portuguesa no dia 16 de junho, no entorno do Museu Histórico Abílio Barreto

0
20

A fim de celebrar o Dia de Portugal no Brasil, o Dia de Camões e estreitar ainda mais as relações entre brasileiros e luso-descendentes na cidade, a Câmara Portuguesa de Minas Gerais realiza a 8ª edição da Festa Portuguesa, no dia 16 de junho, no entorno do Museu Histórico Abílio Barreto. O evento inclui atrações gastronômicas e artísticas que reforçam a interação entre as culturas, e este ano traz diversas novidades.

A curadoria gastronômica da Festa Portuguesa 2018 é realizada pelo chef Edson Puiati, da disciplina de Gastronomia da UNA, que também comanda o estande Gastro UNA no evento. Os restaurantes participantes levam ao público a legítima gastronomia portuguesa, mas são convidados a dar um toque brasileiro nas receitas. Dos nomes já confirmados estão os restaurantes: Caravela, Tugas, Taberna Baltazar, Thiago Lima & Renato Lobato, Armazém Medeiros, Verde Gaio, Restaurante do Porto e o restaurante Paladino, convidado do ano, que apresenta pratos com fusão das culinárias mineira e portuguesa. Também estão confirmadas quatro docerias: Doceria Baltazar, Doces de Portugal, Sorvete Artesanal Alento e Casa di Maria.

Serão diversos rótulos de vinhos portugueses, bolinhos de bacalhau, pasteis de nata, alheiras, sardinhas assadas, frango no churrasco, entre outras das receitas mais famosas da terrinha. Um concurso gastronômico leva os participantes a capricharem ainda mais, pois estarão concorrendo a “Melhor Entrada”, “Melhor Prato Principal”, “Melhor Sobremesa” e “Melhor Prato Fusão Minas Portugal”. O evento conta também com o Show Cooking, no qual dois chefs e um doceiro português ensinam como preparar alguns dos pratos e doces portugueses mais apreciados.

“Há 30 anos, os portugueses que viviam em BH comemoravam o Dia de Portugal no Brasil – 10 de junho – na Praça Marília de Dirceu, onde está localizado o busto de Camões. Reforçando essa tradição, a Festa desperta o interesse do público por meio da cultura, música e gastronomia. A expectativa para qualquer festa de rua é muito grande, este ano esperamos 40 mil pessoas circulando ao longo do dia, para isso pensamos numa estrutura que traga a comodidade das pessoas e garanta um deslocamento tranquilo entre os espaços”, conta Carlos Alberto, vice-presidente da Câmara Portuguesa.

A Festa Portuguesa 2018 terá seu espaço ampliado, com duas praças – a área externa do Museu Histórico Abílio Barreto e a Praça Prof. Godoy Betônico; dois palcos e uma área infantil com picnic, em localização privilegida e arborizada. A nova identidade visual, mais moderna e inspirada nas Festas de Lisboa, também contribui para o clima agradável do evento. Na programação artística, um dos destaques do palco principal é a DJ portuguesa Joana Hasse. Também se apresentam: DJ Aída, Sonia Gargiulo com Nadilson Assunção, Lúdica Música, Charanga Pop, Grupo Folclórico Gil Vicente e Flaming Boys. Já o palco acústico conta com shows da Banda da Polícia Militar, Coral Luís de Camões, Grupo de Poesia da Faculdade de Letras da UFMG, Trio Dom Preto, Choro por Elas e Jazz Harrison.

“A Festa Portuguesa surgiu da necessidade de uma maior interação da cultura portuguesa com a população de Belo Horizonte e Minas Gerais. Os laços que nos unem são muito fortes, mas quase sempre imperceptíveis. Desta forma começamos a pensar um evento que trouxesse Portugal para BH, e que neste dia vivêssemos o melhor dessa cultura em nossa cidade. É muito interessante e gratificante notar o entusiasmo da plateia na interação com as tradições portuguesas”, conta Vittorio Lanari Junior, diretor executivo da Câmara Portuguesa de Minas Gerais e Coordenador Geral da Festa Portuguesa.

A Festa Portuguesa 2018 é realizada via Lei Estadual de Incentivo à Cultura pela Câmara Portuguesa em Minas Gerais, com co-realização do Consulado de Portugal, CCLB (Centro da Comunidade Luso Brasileira) e Elos Clube. Tem patrocínio da Cimentos Liz, Pif Paf Alimentos, Supermercado Verdemar, ECB-Empresa Construtora Brasil, Cervejaria Verace. Apoio da Amalou-Associação dos Moradores do Bairro de Lourdes, Azeite Andorinha, Sabseg Corretora de Seguros, Paróquia Santo Inácio, UNA, Hospital na Residência. Produção da Peixe Tolo e da Costura de Ideias.

 

SERVIÇOS:

Festa Portuguesa 2018

  • Data/horário: 16 de junho, das 10h às 22h
  • Local: Entorno do Museu Histórico Abílio Barreto:
    • Rua Bernardo Mascarenhas
    • Rua Josafá Belo
    • Rua Ten. Renato César
    • Área externa do Museu Histórico Abílio Barreto
    • Praça Prof Godoy Betônico (NOVO ESPAÇO)
  • Informações:www.camaraportuguesamg.com.br
  • Facebook.com/FestaPortuguesaBeloHorizonte
  • Instagram.com/FestaPortuguesaBH

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here