03 de março, dia da Independência da Bulgária

0
2566

A Bulgária é um país situado no continente europeu, cujo território ocupa uma área de 110 912 km², onde vivem aproximadamente 7,6 milhões de habitantes. O território búlgaro limita-se ao norte com a Romênia; a leste, com o mar Negro; ao sul, com a Turquia e também com a Grécia; a oeste, com a Macedônia e a Sérvia. A capital da Bulgária é Sófia.

A superfície de seu território é acidentada na parte sudeste do país, onde há uma área composta por montanhas. O ponto culminante da Bulgária e de toda península Balcânica é denominado de Musala (2.925 metros de altitude). Há também áreas de planícies e colinas, essas localizadas no sudeste do país, região próxima ao litoral do mar Negro. O rio principal da Bulgária é o Danúbio, seguido pelo Struma e o Marica. O clima predominante no país é o temperado, caracterizado na região por apresentar verões mediterrâneos (quente e seco) e invernos frios e úmidos.

Fundada em 681, a Bulgária é um dos mais antigos Estados da Europa, sendo a sua história marcada pela sua situação geográfica na confluência da Europa com a Ásia. Cerca de 85% da população é constituída por cristãos ortodoxos e 13% por muçulmanos. A população de origem turca representa 10% e a de origem romanichel 3%. De igual modo, a cozinha tradicional búlgara é uma mistura de influências do ocidente e do oriente.

Os pratos típicos são à base de iogurte que, segundo a crença popular, assegura longevidade a quem o consome regularmente. A Assembleia Nacional da Bulgária (parlamento unicamaral) é composta por 240 membros eleitos por um mandato de quatro anos.

As principais exportações da Bulgária são constituídas por produtos industriais leves, produtos alimentares e vinhos, competindo com êxito nos mercados europeus.

A Bulgária é conhecida pela sua música popular, tendo mesmo sido gravada uma canção pela Voyager Golden Record que foi depois enviada para o espaço pela NASA. Entre os búlgaros mais célebres destacam-se a filósofa Julia Kristeva, Elias Canetti, Prémio Nobel da Literatura, em 1981, e o escultor Christo Javachev (“Christo”) o criador de muitas esculturas de exterior pouco ortodoxas.

Celebra, no dia 3 de março, a sua independência, quando foi libertada do domínio otomano, em 1878. Na oportunidade estarão em BH o embaixador da Bulgária Sr. Varlei Yotov, o Cônsul Sr. Renato Russef.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here