Aniversário de Coronel Fabriciano nesta quarta-feira

0
57

Conhecida como a cidade mãe do Vale do Aço, há 72 anos ocorria sua história de emancipação. Sua hospitalidade, simplicidade e seus encantos permanecem até hoje. Querida por todo fabricianense que lá ainda reside ou não, é como aquela amiga que a gente nunca esquece e sempre dá um jeito de encontrar e seguir sua transformação. E como Coronel Fabriciano cresceu!

Dia 20 de janeiro é seu dia e comemora-se a força de um povo que sempre acreditou num futuro melhor. Agora sob nova direção e com social-economia ascendente o fabricianense está cada vez mais feliz e cheio de esperança. Quando Mozart Bicalho o incentivador da cultura escreveu e musicou um hino em sua homenagem, Fabriciano era bem jovem, muito simples e talvez não pensasse ainda no tamanho do desenvolvimento que viria ter. Digo dois versos que terminam esta canção:

“E nosso São Sebastião querido e bom padroeiro, abençoa de coração, este rincão brasileiro.” Depois da emancipação foram criados os símbolos municipais: brasão e a bandeira na qual está escrito: “DEUS, PAZ E PROSPERIDADE.” Meus sinceros votos de PARABÉNS a nossa Fabriciano e a todo fabricianense ou não, que trabalharam e ajudaram na construção desta que seria uma das maiores e melhores cidades de Minas Gerais.

Não podemos nos esquecer dos pioneiros que nela residiram, formaram suas famílias e tanto se esforçaram para que esta emancipação acontecesse: cito alguns nomes talvez não de todos: Srs. Dr. Rubens S. Maia , José Anastácio Franco, Silvino e Lauro Pereira, Narciso Torres Nicanor Ataíde, Joaquim Vieira, Padre Deolindo Coelho, Orlando Milanez e tantos outros .

NUNCA NOS ESQUEÇAMOS DA HISTÓRIA DE NOSSA TERRA . SALVE 20 DE JANEIRO, DIA CONSAGRADO A CEL. FABRICIANO E A SEU PADROEIRO SÃO SEBASTIÃO!

Celma Deuze Franco
Cel. Fabriciano, 20 de janeiro de 2021.

“Em 27 de dezembro de 1948, depois de um longo processo tramitado na Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais (ALMG), o governador Milton Campos assina a Lei nº. 336 criando o município de Coronel Fabriciano, emancipando-se de Antônio Dias. A instalação oficial se deu no dia 1º de janeiro de 1949 em sessão presidida por José Anastácio Franco.”

* Dia 20 de Janeiro é dia do Padroeiro São Sebastião

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here