Roteiro pelas cafeterias de Belo Horizonte

0
23

Não há dúvidas de que sabor, textura, aroma e cremosidade são itens indispensáveis a um bom café. Os apaixonados pela bebida, além do prazer na degustação, se interessam pela origem dos grãos e pelas técnicas de preparo. Foi exatamente neste contexto que nasceu o circuito Café da Semana, para fomentar um novo olhar sobre a cultura do café, além de divulgar a riqueza de Minas Gerais enquanto maior estado produtor do Brasil. A 4ª edição do Café da Semana faz parte da Semana Internacional do Café (SIC) e foi lançada hoje, dia 8 de outubro, um mês antes do maior encontro da cadeia produtiva no Brasil e segue até o dia 11 de novembro.

Em sua quarta edição, o projeto conta com a participação de 23 casas integrantes do melhor roteiro de cafés especiais, dentre eles: a Academia do Café, A Pão de Queijaria, Armazém e Empório Du Carmo, Café Magri, Copo Café Especial. “Os apaixonados pelo café terão a oportunidade de desfrutar de experiências sensoriais ricas, experimentando harmonizações exclusivas e especialidades dessas casas”, destaca Mariana Proença, diretora de conteúdo da Café Editora e uma das organizadoras do evento.

As cafeterias participantes servem cafés de diferentes regiões mineiras, como Cerrado Mineiro, Mantiqueira de Minas, Matas de Minas, Sul de Minas e Chapada de Minas. As características de cada uma são bem diferentes. “O Cerrado, com uma agricultura de base empresarial e tecnificada; a Mantiqueira com uma agricultura tradicional e estruturada; e ainda as Matas de Minas com a cafeicultura baseada na agricultura familiar e processos artesanais de produção”, detalha Priscilla Magalhães Gomes Lins, Gerente Unidade Agronegócio, do Sebrae.

 

Ela acrescenta que tais regiões estão totalmente engajadas e renovadas na vontade de mostrar para o Brasil e o mundo o que elas têm de diferente e melhor. Com seu propósito claro e verdadeiro, cada região segue seu caminho de sucesso. “E elas evoluem a cada dia na qualidade e na credibilidade dos seus cafés de origem”, diz.

 

Sobre a Semana Internacional do Café

A Semana Internacional do Café (SIC) é uma iniciativa do Sistema FAEMG, Café Editora e Sebrae. Reunirá de 7 a 9 de novembro de 2018, no Expominas, em Belo Horizonte, Minas Gerais, toda a cadeia produtiva do setor cafeeiro nacional e internacional, em prol do crescimento social e economicamente sustentável do produto brasileiro.

O encontro envolve cafeicultores, torrefadores, classificadores, exportadores, compradores, fornecedores, empresários, baristas, proprietários de cafeterias e apreciadores. Durante os três dias são realizados mais de 25 eventos simultâneos focados nas áreas de Mercado & Consumo, Conhecimento & Inovação e Negócios & Empreendedorismo.

Receberá neste ano os mundiais de café World Coffee in Good Spirits Championship (drinques alcoólicos com café) e World Latte Art Championship (desenho no café com leite), World Brewers Cup (preparo de café) e World Cup Tasters Championship (prova de café) organizados pela World Coffee Events e com o National Body da Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA).

 

Roteiro 4ª edição Café da Semana:

8 de outubro a 11 de novembro

Cafeterias participantes:

 

SAVASSI:

  1. A PÃO DE QUEIJARIA
  2. ACADEMIA DO CAFÉ SAVASSI
  3. BRAGA PÃO DE QUEIJO
  4. COPO CAFÉ ESPECIAL
  5. INTELLIGENZA
  6. LULLO GELATO
  7. OOP COFFEE
  8. YES, NÓS TEMOS CAFÉ

SANTO ANTÔNIO

  1. NOETE CAFÉ CLUBE

CENTRO

  1. CAFÉ 104
  2. COFICE

FUNCIONÁRIOS

  1. ACADEMIA DO CAFÉ
  2. CAFETERIA DO PRODUTOR
  3. FLORESÇA CAFÉ

MANGABEIRAS / ANCHIETA

  1. ROÇA CAPITAL
  2. CAFETERIA DA FAZENDA

SANTO AGOSTINHO / LOURDES

  1. ARMAZÉM E EMPÓRIO DU CARMO
  2. CAFÉ MAGRÍ

SANTA EFIGÊNIA

  1. CAFÉ JUAREZ
  2. EMPÓRIO PALATO

PAMPULHA

  1. SLOW COFFEE BH

BELVEDERE

  1. CAPPUCCINI

CONTAGEM

  1. CAFETERIA WILL COFFEE

 

Patrocinadores

A SIC tem como patrocinadores Diamante o Sistema Ocemg, Sescoop e OCB.

 

Serviço

Semana Internacional do Café 2018

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here