Rio de Janeiro apresenta a Rota Cervejeira

Rio de Janeiro apresenta a Rota Cervejeira

449
0
Compartilhar

Os amantes da cerveja têm mais um motivo para visitar o Rio de Janeiro: a inauguração de uma “Rota Cervejeira” que reúne mais de 70 empreendimentos na Serra Fluminense, desde as cervejarias de grande porte até cervejeiros artesanais e brewpubs – bares que têm sua própria produção da bebida.

A Rota Cervejeira do Rio de Janeiro, parte de uma iniciativa da Associação Turística das Cervejarias e Cervejeiros do Rio de Janeiro (ACCERJ-TUR), com apoio do Sebrae, onde foram organizados todos os produtores de cerveja da região, oferecendo ao turista uma experiência única e marcante de imersão na cultura cervejeira e na sua gastronomia.

Composta pelos municípios de Petrópolis, Teresópolis, Nova Friburgo, Cachoeiras de Macacu e Guapimirim, o circuito Serra Verde Imperial atrai turistas de todo país e diversos lugares do mundo por suas belezas naturais, história e aventuras.

O Brasil é o quarto maior produtor mundial da bebida, que movimenta 2% do PIB nacional, mas a ideia é aumentar esse número daqui pra frente com iniciativas como essa.

Segundo um dos idealizadores do roteiro, Alexandre Zubaran, o objetivo é levar o estado do Rio de Janeiro à segunda colocação na produção de cervejas artesanais em no máximo três anos – atualmente, o Rio ocupa a sexta posição -, o que pode ser facilitado pela desoneração fiscal na folha de pagamento, que reduziu os custos com pessoal de 17% para 13%.

O roteiro, iniciativa da Associação Turística das Cervejarias e Cervejeiros do Estado do Rio de Janeiro (Accerj-tur) e apoiada pela Sebrae, foi divulgado durante o Mondial de la Bière Rio, versão carioca de um dos mais importantes festivais cervejeiros do mundo, em novembro. Acesse o site da Rota Cervejeira para ver o mapa completo.

Deixe sua opinião!

LEAVE A REPLY