Gastronomia saudável ganha clientes e popularidade com Instragram

Gastronomia saudável ganha clientes e popularidade com Instragram

327
0
Compartilhar

Uma pesquisa da Digital Future Focus, realizada em 2015, mostrou que os brasileiros gastam cerca de 650 horas por mês em mídias sociais, média 60% maior do que o resto do planeta. E o estilo de vida saudável é um dos temas mais recorrentes – o que não falta, é gente postando foto na academia, falando dos quilos que perdeu com a dieta e com o novo planejamento de musculação, e principalmente, postando os coloridos pratos de salada, sucos e cafés da manhã nutritivos e de baixa caloria.

Antenados à tendência, restaurantes e profissionais da gastronomia saudável de Minas Gerais estão, cada vez mais presentes nas redes, com fotos de pratos, cardápios e até de clientes dando aquela garfada, muitas vezes, postadas mais de uma vez por dia. Basta uma passada de olho na linha do tempo do Instagram para se deparar com pratos coloridos, produzidos cuidadosamente, parecendo frescos e ao alcance das mãos de quem vê.

Os cliques de cada prato e criações do chef de cozinha são feitos periodicamente, entrando para a rotina de processos da empresa ou do profissional com o rigor de uma tarefa básica, e eles garantem: a popularização na internet chama novos clientes e ainda torna o relacionamento com quem já consome os produtos cada vez mais próximo e fortalecido.

A preferência entre as redes, no segmento de gastronomia, é pelo Instagram, e não demanda curso de fotografia, nem manuseio de equipamentos muito caros e difíceis de mexer. Dandara Matos,fundadora da Horta no Potim, é exemplo disso: além de cuidar da administração, supervisionar a cozinha, receber fornecedores e falar com os clientes, faz questão de fotografar os pratos do chef por conta própria, pelo celular, e divulgá-los em suas redes sociais pessoais e nas da própria empresa.

Dandara não fez curso específico de edição ou Photoshop. Segundo ela, aprendeu a brincar com as cores das saladas e insumos, que fazem parte dos pratos que ela oferece, com a câmera do celular. “A criatividade é o que mais conta nesse momento. Aqui na Horta no Potim temos, além da cozinha industrial, um espaço grande, verde e charmoso. Aproveito cada uma de nossas receitas e produzo as fotos nos locais em que mais acho que se encaixam com a apresentação do prato”, conta ela.

Hoje, o perfil de Instagram da empresa conta com quase 12 mil seguidores e, de acordo com a proprietária, grande parte das escolhas feitas das saladas, sucos, caldos, sanduíches, conservas e ketchup são feitas em consequência das publicações nas redes.

Outro exemplo que ilustra essa tendência é a Horta 31, primeiro fast-food especializado em salada de Minas Gerais. Eles, que inauguraram há cerca de seis meses a primeira unidade, já abriram mais duas, e estão para inaugurar mais uma. Um dos segredos do crescimento acelerado, segundo eles: também mantêm o hábito de postar seus produtos e opções de ingredientes e pratos nas redes sociais com regularidade.

Luiz Gustavo Moreira, um dos proprietários, conta que, além de eles mesmos postarem, rotineiramente, fotos de variedades dos pratos com diferentes tipos de carne, legumes, verduras, frutas, queijos, molhos e temperos diretamente da unidade em que costumam estar no dia a dia, fazem divulgação de saladas de frutas e sucos das demais unidades do restaurante, seja mostrando o somente o prato, a decoração dos restaurantes, de clientes e crianças fazendo suas refeições. “Eu e meu sócio criamos o hábito de nós mesmos tirarmos fotos para publicar na rede social da empresa. A preferência é sempre misturar cores e mostrar a grande opção de saladas que podem ser feitas com os mais de 60 ingredientes que disponibilizamos”, comenta ele.

Eles contam, hoje, com mais de 13 mil seguidores no Instagram e, além da própria divulgação, são marcados em postagem de pessoas que provaram e aprovaram o cardápio.“Isso acaba dando ainda mais credibilidade ao que oferecemos, e faz com que novas pessoas queiram conhecer a Horta 31”, finaliza.

Horta 31

 

Horta no Potim

 

Deixe sua opinião!

LEAVE A REPLY