Vinho: mais que uma bebida, uma experiência gastronômica

0
53

Roxas, verdes ou bordô. Redondas ou ovais. Existem mais de 10 mil tipos de uvas no mundo. Segundo a American Heart Association , essa fruta tão pequena ajuda a prevenir problemas cardíacos e a controlar a glicose no sangue, entre outros benefícios. Além disso, ainda é a matéria-prima de uma das bebidas mais amadas em todo mundo: o vinho .

Há alguns países que são fortemente reconhecidos pela produção de vinho, tais como a França, que prima pela sofisticação e pela delicadeza, Portugal, que produz o famoso Vinho do Porto, e a Itália, que produz alguns dos vinhos mais premiados. Na América Latina, destacam-se o Chile, que proporciona rótulos de ótima qualidade a um custo acessível, e a Argentina, que desde a década de 90 tem melhorado a qualidade de seus vinhos.

Já o Brasil representa hoje um dos 20 maiores produtores de vinho do mundo. A produção concentra-se na região Sul, especialmente na serra gaúcha, no estado do Rio Grande do Sul. Entretanto, quando se trata de um país de dimensões continentais e muito criativo, há sempre como surpreender. Um exemplo é a produção que é realizada na região do Vale do São Francisco, nos sertões da Bahia e do Pernambuco. Chove pouco, o clima é semiárido e o sol é muito forte, mas com a irrigação do “Velho Chico” é possível o cultivo de videiras na região, o que também gera muitos empregos.

Um bom vinho merece um bom acompanhamento

Seja nacional ou internacional, ter um bom rótulo em casa se tornou ainda mais fácil nos últimos anos. Muitos podem ser adquiridos nos supermercados ou direto nas distribuidoras.

Para quem não quer sair de casa, o delivery se torna uma opção ideal. “No app da 99Food há uma série de distribuidoras cadastradas em diferentes cidades, além de uma gama de restaurantes que servem vinhos de várias marcas, desde as mais populares até as mais sofisticadas. É fácil receber em casa e certamente há sempre uma opção que cabe no bolso. Percebemos uma procura interessante por esse tipo de produto, até porque dependendo da comida que você pede, a bebida para acompanhar é importante e muitas vezes bem-vinda”, comenta Raphael Dias, gerente de marketing da 99Food.

Não é preciso ser um estudioso de vinho para apreciá-lo. A 99Food te ajuda a ter em mente algumas combinações para uma melhor harmonização, veja:

– Vinho branco: Leve, adocicado e refrescante. Ótimo para beber em dias mais quentes. Combina com pratos como carnes brancas (peixes e aves), comida japonesa e risotos;

– Vinho rosé: É um pouco mais ácido. Uma opção é harmonizar com espaguete ao molho de tomate, que também é ácido, e com carnes mais gordurosas. O frescor desse vinho contrasta com a gordura, gerando mais equilíbrio ao prato;

– Vinho tinto: Harmoniza com carnes fortes, como as bovinas e de cordeiro, e queijos de sabor acentuado, como o roquefort e gorgonzola:

Vinhos em Belo Horizonte: pelo aplicativo da 99Food, disponível para download nas lojas de aplicativo, o goianiense pode adquirir rótulos em diferentes estabelecimentos. Há as distribuidoras de bebidas, como a Prates, e os restaurantes, como o Spoleto, o Bella Pizza, o Mediterrâneo, entre outros onde o consumidor pode realizar o pedido do vinho já com um prato harmonizando.

Para conferir todas as opções e apreciar um bom vinho em casa basta realizar o download do app da 99Food na loja do seu smartphone.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here