Nutricionista e chef de cozinha funcional, Pâmela Sarkis dá dicas de alimentação para manter o pique no carnaval

0
353

Na ‘balança’ para o carnaval

O Brasil já se prepara, Belo Horizonte se movimenta e o carnaval pede passagem enquanto muitas pessoas correm atrás do prejuízo não só para ter um corpo em forma, mas, também, para ter folego e seguir os blocos de ruas e festejos por aí… Será que ainda dá tempo? Segundo Pâmela Sarkis, nutricionista e chef de cozinha funcional, mesmo faltando 15 dias para o Carnaval, ainda dá tempo de perder algumas medidas e quilos.

“Para quem está com essa meta, eu sugiro evitar carne vermelha, frituras e alimentos industrializados que são ricos em farinhas, corantes e sódio. Aumentar a ingestão de frutas e verduras frescas, queijos e carnes magras, beber água e chás naturais, sem açúcar e sem adoçante é o ideal nesta época”, sugere a especialista.

Para quem quer dar aquela desinchada, a nutricionista recomenda chás que ajudam na redução da retenção de líquidos, como hibiscos e cavalinha. “Nesse caso, ainda gosto de orientar a redução de sódio e o aumento de volume de exercícios aeróbicos”, completa Pâmela.

Para ajudar a dar “gás no projeto carnaval” a nutricionista dá a receita de um suco desintoxicante que deve ser ingerido pela manhã. “São 100 ml de suco de laranja, uma cenoura, ½ maçã, uma fatia de gengibre, uma colher de café de açafrão em pó e pedaço de folha de couve. Bata tudo no liquidificador e sirva. Esse suco vai melhorar a textura da pele, acelerar o metabolismo e ajudar na desintoxicação”, alerta Pâmela.

Nos dias de folia…

Para seguir o bloco com empolgação e sem problemas com a saúde, a dica de ouro é hidratação. “Beber bastante água e iniciar o dia ingerindo o suco desintoxicante e uma porção generosa de proteína (ovo ou queijo branco) é a minha orientação”, destaca a Pâmela.

Antes de sair de casa Pâmela aconselha uma alimentação leve, um sanduiche natural ou sanduiche com ovos, queijo, frango ou atum. Para os lanches, nos intervalos de um bloco para o outro, leve na bolsa snacks saudáveis, como amendoim, castanhas variadas e frutas secas. Após a folia, o ideal é uma refeição reforçada, com carboidratos (arroz, feijão, batata ou macarrão); uma carne ou peixe e salada ou legumes.

Receitas para os dias de blocos

Abaixo seguem duas receitas da nutricionista e chef de cozinha funcional Pâmela Sarkis.

WRAP COM PATÊ DE FRANGO E TOMATE: Limpe e cozinhe o frango e desfie. Coloque em uma tigela o frango cozido desfiado, 1 tomate em cubos picado sem semente, orégano, 1 pitada de sal, 2 colheres de sopa de azeite, 1 colher de sopa de sumo de limão. Misture tudo, acerte o sal e reserve. Abra o pão sírio ou pão folha, coloque folhas de alface americana, patê de frango, e feche pressionando. Faça tubos com o pão e corte na diagonal. Sirva frio ou gelado.

ESPETINHO DE FRANGO COM LEGUMES: Limpe e corte cubos de filé de peito de frango e tempere com alho e sal. Limpe e corte em cubos legumes de sua preferência, como cebola, pimentões, abobrinha, berinjela. Intercale camadas de frango e legumes cortados do mesmo tamanho e grelhe em frigideira com fogo baixo untada com pouco azeite, até cozinhar e corar de todos os lados. Sirva quente ou frio.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here