05 anos da feira de cervejas artesanais Experimente – programação completa

0
949

Sábado, 12 de outubro, a partir do meio dia, o projeto Experimente completa cinco anos e fará uma grande festa na Praça Quatro Elementos no Jardim Canadá. Estão confirmados shows das bandas Poison Gas, Velotrol e Metallica Cover Brasil!

A data especial será comemorada com muita cerveja gelada, diversão e ainda uma programação infantil especial para o dia das crianças.

Cervejarias: Carcamanos, Ax Beer, Albanos, Verace, Krug, Uaimii, Bruder, Evora, Trem, Serras beer, Vinil, Sold, Caraça, Dum, Cuesta, Furst, Kud, Prussia, Confrades, Mythic, Loba, Sanatóriun, Mils, Mantrap, Backer, Laut, Bruck, Baden Baden, Capa Preta

Gastronomia: Pizza Sur, Classe A, Bico fino, Juquinha, Pizza do cheff, Racleteria, Gran batata, Beago, Duke n’duke, Muchen comida alemã, tapas tapas, Sanduzan, Sorvete Universal, Vinhot, Milk shake, Lets alfajor, Equilibrista, Dolce vilela, Analu brigadeiro, Bombons do chef

Cinco anos de Experimente

Evento de cervejas artesanais comemora 5 anos e se consolida como um dos principais potencializadores do mercado de cervejarias em Belo Horizonte

Nos últimos anos, Belo Horizonte tem se tornado a capital das cervejarias artesanais, ganhando até o apelido de Bélgica Mineira, e não é por mero acaso. Em 2014, nascia uma iniciativa que iria mudar completamente o panorama desse mercado na cidade: o Projeto Experimente. A feira, que reúne um público médio de 5.000 pessoas por edição, comemora seu aniversário de 5 anos no próximo dia 12 de outubro. Com meia década de vida, já podemos apontar com clareza o impacto que a iniciativa teve e tem no mercado das cervejarias artesanais e na própria relação do belorizontino com a cerveja.

A feira nasceu por meio de uma parceria entre Bruno Lins – empresário e idealizador do projeto – e algumas cervejarias que viam a potencialidade do evento. Desde o início, a ideia teve bastante êxito, reunindo um público considerável logo nas primeiras edições. Ao longo desses cinco anos, a experimente já reuniu mais de 100 cervejarias, com pelo menos três rótulos cada, e também mais de 100 restaurantes e chefes. Bruno reflete sobre a trajetória até aqui: “Parece que foi outro dia o primeiro Experimente, e também parece que fizemos isso a vida toda. Muita gratidão a todos os parceiros, fornecedores e principalmente clientes, que fizeram do Experimente o que ele é hoje.”

Hoje em dia, quem se interessa pelo mundo das cervejas artesanais com certeza conhece e frequenta o evento. A feira foi responsável por criar um público que, cada vez mais, se interessa em aprender sobre o universo cervejeiro e conhecer novos rótulos. Para os donos das cervejarias, isso faz toda a diferença nos negócios, seja para os recém-chegados ao mercado ou quem já está mais consolidado.

Eduardo Petri, da cervejaria Verace, conta sobre a importância do Projeto Experimente para seu negócio: “Toda cervejaria que está começando – a Verace tem 3 anos –  sonha em ter a oportunidade de poder participar da Experimente, porque é a melhor forma de apresentação – é como se estivesse debutando para o mercado, de tal forma que a gente possa estar presente na mente e no desejo dos consumidores”. Sobre a influência da feira no mercado belorizontino em geral, ele adiciona: “A feira foi muito importante ao longo desses cinco anos porque trouxe a experimentação de diversos estilos de cerveja para todos aqueles que tinham vontade ou curiosidade de conhecer. Além disso, apresentou diversas marcas de cervejaria para o mercado e para o público em geral”.

A cerveja artesanal tem se tornado um importante elemento da economia em Minas, só em 2018 foram produzidos 25 milhões de litros da bebida. Essa popularidade que o setor vem ganhando com certeza tem, em parte, o Projeto Experimente a agradecer. Para Bruno Lins, muito mais do que números, a feira representa que trabalhar com sua paixão pode gerar frutos impensáveis: “Alcançamos inúmeros objetivos, erramos algumas vezes e contamos com ajuda de muita gente finíssima. Se há uma conclusão após tantas experiências é que todos, sem exceção, merecem os parabéns por mais esse aniversário e que sim, nós amamos o que fazemos.”.

 

Serviço

Experimente – Edição Outubro 2019

Dia 12 de outubro

Horario: 12h

Das 12h às 21h

Praça Quatro Elementos, Jardim Canadá – Nova Lima – MG

 

Evento petfriendly

Entrada: 1kg de alimento não perecível, que será revertido em doação para uma instituição de caridade local.

*Entrada livre (sem  necessidade de doação do alimento) para menores de 14 anos e animais de estimação.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here