Casa Rio Verde recebe Carlos Lucas, um dos mais respeitados enólogos de...

Casa Rio Verde recebe Carlos Lucas, um dos mais respeitados enólogos de Portugal e mundialmente conhecido

70
0
Compartilhar

A importadora de vinhos Casa Rio Verde recebe Carlos Lucas, um dos mais respeitados enólogos de Portugal e mundialmente conhecido, particularmente pelo trabalho realizado na região do Dão.

 O enólogo vem a Belo Horizonte especialmente para participar de degustações com sommeliers, formadores de opinião e clientes da Casa Rio Verde e do VinhoSite, e-commerce da importadora, dias  27 e 28 de novembro, 19h30, na loja da Praça Marília de Dirceu – 104 – Bairro Lourdes – Belo Horizonte.

Em Minas Gerais, os vinhos da Magnum Wine, empresa fundada em 2012 por Carlos Lucas, são comercializados com exclusividade pela Casa Rio Verde/ VinhoSite,  estando entre os mais procurados pelos clientes da importadora.

Na oportunidade,  serão degustados os seguintes vinhos:

  • Ribeiro Santo Encruzado Reserva Dão DOC safra 2015
  • Flor de Maio Regional Alentejano Safra 2015
  • Vinha do Reino Tinto Douro DOC Safra 2013
  • Ribeiro Santo Tinto Dão DOC Safra 2014
  • Tom de Baton Douro DOC Safra 2014
  • Ribeiro Santo Touriga Nacional Reserva  Dão DOC 2013-

CURRÍCULO DO ENÓLOGO

Carlos Lucas nasceu em Coimbra, onde cursou engenharia agrícola. Formado em Enologia na Escola Superior Nacional de Agronomia de Montpellier, França, em1992, iniciou a carreira como enólogo na Adega Cooperativa de Nelas, na região demarcada do Dão.

Em 1994 torna-se sócio fundador da Dão Sul, administrando e liderando a equipe de enologia da empresa, até agosto de 2011. Ainda teve tempo para se dedicar-se a projetos além-fronteiras, com a produção de vinhos no Vale de São Francisco (Brasil); no Piemonte, na Itália; e, ainda, no Priorat, na Espanha.

Sempre buscando novos horizontes, opta por sair da Dão Sul em 2011. Nasce, no ano seguinte, a Magnum Carlos Lucas Wine. Seu trabalho como Administrador foi reconhecido pelos prêmios: “Empresa do Ano 2002”, “Empresa do Ano 2006” e “Enoturismo do ano 2008”, entre outros. Em 2008, recebe o prêmio de “Enólogo do Ano”, pela prestigiada “Revista de Vinhos”.

SOBRE A MAGNUM CARLOS LUCAS VINHOS

O centro operacional da Magnum está localizado na Quinta do Ribeiro Santo, em Oliveira do Conde, freguesia de Carregal do Sal, entre os rios Mondego e Dão. A vinha segue o encepamento tradicional com as conhecidas castas Touriga Nacional, Alfrocheiro, Tinto Cão e Encruzado, plantadas num terreno granítico pobre, com grandes afloramentos rochosos, de onde se avista a Serra da Estrela que a protege dos rigorosos frios.

O trabalho realizado no Dão mudou a percepção sobre os vinhos da região, com a elaboração de rótulos únicos, elegantes e versáteis. Mas a empresa soube descobrir a geografia, expandir a curiosidade e criar outros vinhos, se instalando também na região do Douro, com a quinta Casal de Loivos, onde são elaborados os vinhos Baton e Tom de Baton.

A quinta Casal de Loivos tira partido de vinhas, velhas e novas, plantadas em solos de xisto. As castas tradicionais e autóctones como a Touriga Nacional, Tinta Roriz, Tinta Barroca, Touriga Franca, Tinta Francisca e Sousão marcam os tintos. As castas Viosinho, Códega, Malvasia-fina, Gouveio e Rabigato são a matéria-prima para os brancos.

Já no Alentejo, em Talhas, no distrito de Mora, são produzidos os vinhos Maria Mora e Flor de Maio com as cepas Touriga Nacional, Alicante Bouschet, Syrah, Trincadeira, Aragonez e Cabernet Sauvignon. Segundo o enólogo, o local exige tempo para que a vinha, de encepamento tradicional e plantada em terreno essencialmente arenoso, possa reunir ensinamentos antigos e a irreverência, conferindo-lhe um perfil sóbrio e moderno.

Mostrando comprometimento com o projeto que lidera, Carlos Magno faz questão de assinar cada vinho, que tem como princípio o respeito ao terroir e às castas  portuguesas. Atualmente, a Magnum produz cerca de 600 mil garrafas/ano, mais de metade dirigida a mercados de exportação.

SERVIÇO – DEGUSTAÇÃO COM O ENÓLOGO CARLOS LUCAS

  • Dia 27 (segunda-feira)– 19h30 – apresentação a clientes
  • Dia 28  (terça-feira) – 15h30 – apresentação a sommeliers
  • Dia 28 (terça-feira)  – 19h30 – apresentação a formadores de opinião

LOCAL: Loja da Praça Marília de Dirceu –  104 – Bairro Lourdes – BH

INGRESSOS: R$60 – https://www.vinhosite.com.br/degustacao/p

 https://www.vinhosite.com.br/degustacao2/p

Deixe sua opinião!

LEAVE A REPLY