Bacalhau dessalgado é no Restaurante do Porto

0
350

Especialista na preparação do pescado, a casa também tem como serviço a
venda do bacalhau dessalgado

Durante 48 anos, o Restaurante do Porto é reconhecido por sua qualidade no preparo de suas bacalhoadas e também com a venda do bacalhau dessalgado. Com a chegada da quaresma, a casa é muito procurada, pois a excelência apresentada no restaurante é a mesma a ser levada para casa.

Leonardo Duarte, um dos diretores do Restaurante do Porto conta que as
pessoas que gostam de preparar bacalhoadas, preferem procurar o restaurante ao invés de ir ao supermercado. Isso deve-se à sua tradição e qualidade do bacalhau e o  valor do bacalhau dessalgado é vendido por R$ 99,00/kilo.

“O mesmo bacalhau servido na mesa, é o mesmo levado para a casa. Há 20 anos, compro o pescado na mesma bacalhoeira, da mesma importadora, e o meu bacalhau não tem variação anual, durante todo o ano, é o mesmo com a mesma qualidade”, afirma.

A expectativa de venda para este ano durante a quaresma é de um crescimento de 30% em relação ao ano passado. “Por mês, consumimos na baixa temporada, 2 toneladas, mas gira em torno de 3 na média do ano. Já na quaresma o consumo é de 6,5 toneladas de bacalhau”, conta Leonardo.

O processo de dessalgue

O dessalgue do bacalhau é o mesmo desde quando o restaurante foi inaugurado, em 1969. “É usada a mesma técnica para este trabalho, mas acompanhamos a tecnologia, sabemos de sua importância e como nos ajuda neste processo”, conta Leonardo.

O processo de dessalgar o bacalhau é simples, mas bastante delicado. Os
pequenos detalhes do preparo a finalização geram resultado positivo. “O
tempo de dessalga é variável, primeiro pela quantidade, e segundo pelo
paladar. Bacalhau com pedaços mais grossos, exigem um tempo maior na água. O tempo é variavel, de acordo com espessura do bacalhau X quantidade de bacalhau imersa X ponto do sal ( a gosto)” explica Leonardo.

O tempo para tirar o sal do bacalhau sem prejudicar as qualidades das fibras
pode durar três dias. “A troca da água se faz de quatro em quatro horas, a
retirando por completo e a dica é: ao fazer a troca, sempre adicionar mais
água gelada”.

Leonardo conclui dizendo que não existe uma cartilha “o certo é ir
experimentando depois de 24h, até chegar no seu gosto”.

Localização
As unidades do Restaurante do Porto estão localizadas na Rua Espírito Santo, 1507, no bairro de Lourdes e na Rua Conselheiro Lafaiete, 2099, no Cidade Nova. As casas funcionam de segunda-feira a domingo, de 11 horas à meianoite (com intervalo, de segunda a quinta-feira, de 15 às 17 horas). Há
manobristas nas duas unidades e, ainda, música instrumental com piano à
noite. Formas de pagamento: todos os cartões de crédito. Informações sobre pratos e delivery pelos telefones (31) 3222-7300 (Lourdes) e 3482-9870 (Cidade Nova).

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here