Albanos começa a apresentar um conceito inovador de uma boa cerveja

0
31

Mais que uma fábrica, uma choperia ou um bar, mais que um espaço de aulas ou uma loja. A Plataforma Albanos de Cerveja tem tudo isso… E mais. A partir do dia 1º de maio, exatamente 22 anos após sua fundação, o Albanos começa a apresentar um conceito inovador, que reúne possibilidades inéditas e variadas para os amantes de uma boa cerveja. No dia 10 de maio, as casas estarão abertas ao público.

A Plataforma Albanos de Cerveja terá como pontos centrais: uma fábrica no jardim Canadá, a Cervejaria Albanos do Brasil – C.A.BRA I; um espaço no tradicional endereço na rua Pium-í, no Sion, o Hub de Cerveja, que reúne a “Cervejaria Albanos do Brasil – C.A.BRA II” – uma fábrica de produções personalizadas, um pub, uma loja e um espaço de aulas; no bairro Lourdes, o Bar Conceito; e viagens, expedições de pesquisas e conhecimento disponíveis no Estúdio de Conteúdo Cervejeiro. Tudo isso de forma coletiva e compartilhada, a fim de fomentar e fortalecer a cultura da cerveja artesanal.

“Uma de nossas principais características é buscar excelência em nossos produtos e serviços. Superar expectativas. Por isso, mesmo tendo um corpo técnico de primeira linha e muitas pesquisas realizadas, entendemos que o compartilhamento é a melhor forma de aprender e aprimorar. Este é o caminho que vamos seguir”, comenta Rodrigo Ferraz, Sócio do Grupo.

Todas essas atividades, reunidas numa única Plataforma e de forma acessível é uma grande inovação não só no estado, mas no Brasil. “Temos também fatores muito importantes e inéditos, como a fábrica compartilhada e capaz de produções para empresas de médio porte até pessoas físicas; uma cerveja que já nasce premiada; parceria internacional; cursos avançados. E um ponto forte da marca é trazer cada um dos produtos e serviços com excelência”, afirma Fabiana Arreguy, curadora de conteúdo e beersommelier da Plataforma.

PLATAFORMA ALBANOS DE CERVEJA

CERVEJARIA ALBANOS DO BRASIL – C.A.BRA I

Cervejaria Albanos do Brasil – C.A.BRA I é a fábrica de cervejas, localizada no Jardim Canadá, que está há três anos em funcionamento, produzindo as cervejas servidas nos restaurantes e para o delivery, desenvolvendo pesquisas e testes. Está preparada para receber produções de médio e grande porte. Como conceito, a fábrica utiliza o conteúdo obtido nas expedições de pesquisa, sobre ingredientes e histórias realizadas em Minas Gerais e no mundo, para desenvolver receitas e produtos diferenciados.

– Produção Compartilhada: na Cervejaria Albanos do Brasil – C.A.BRA todos podem produzir sua cerveja, seja uma produção cigana, marca própria ou institucional. O conhecimento e tecnologia da marca são aplicados desde a criação de receitas até a entrega do produto final, a fim de contribuir para a qualidade do mercado. Atualmente a fábrica é compartilhada com as marcas: Cervejaria Sátira, Bend Beer, Pub, Fürst e Duke ‘n Duke.

– Experiência: serão oferecidas visitas guiadas e degustações dirigidas na C.A.BRA para que o público possa conhecer e acompanhar todos os processos de produção.

– Cervejas Albanos: como produtos exclusivos da C.A.BRA, foram desenvolvidas as Cervejas Albanos, que serão servidas no Hub de Cerveja e no Bar Conceito:

Dry Stout: antes mesmo de surgir no mercado, foi premiada no Concurso Brasileiro de Cervejas, de Blumenau, o mais importante do Brasil. Escura, da escola irlandesa, feita com malte de cevada torrada. Baixo corpo e aromas tostados de café e chocolate.

Session IPA: uma IPA mais leve, lupulada, com baixo amargor e aromas frutados de manga e maracujá.

American Brown Ale: versão Brown Ale com lúpulos americanos, mais amarga. Com leve sabor de chocolate.

Pale Ale: recebe maltes e lúpulos ingleses, aroma terroso, como o de um chá.

Weiss: clássica alemã, com metade cevada, metade trigo. Aromas de banana e cravo.

Bohemian Pilsner: baixa fermentação, maltada, de alto amargor, aroma herbal e floral.

“São rótulos clássicos da história da cerveja, para trazer legitimidade a quem já os conhece e, aos que nunca provaram, a oportunidade de entender a tradição dos estilos cervejeiros. Como continuamos servindo o Chope Albanos, não lançamos ainda a Pilsen – que é a mais leve e clássica. Fizemos tudo com muito zelo, houve uma preparação longa para essa virada, que é muito ousada. A cena cervejeira já existe em BH, mas uma plataforma tão abrangente é inédita”, comenta o Mestre Cervejeiro Pablo Carvalho.

– Produção Internacional: as expedições de pesquisa proporcionaram a oportunidade de duas parcerias de produção internacional, o que permite a atuação em novos mercados. Em junho, uma Cerveja Albanos exclusiva estará disponível em Portugal, uma parceria com a Cervejaria Vadia. Já a Hopfen Killers, na Alemanha, participará de uma produção colaborativa com o Albanos, que passa a oferecer no Brasil este novo rótulo exclusivo, assinado pelas duas marcas.

HUB DE CERVEJA

O tradicional endereço na rua Pium-í, no bairro Sion, ganha uma decoração industrial e moderna para se transformar no Hub de Cerveja, onde o cliente terá a oportunidade de viver uma experiência cervejeira completa, com:

– Cervejaria Albanos do Brasil – C.A.BRA II: uma fábrica de produções compartilhadas, equipada com a tecnologia mais recente, dentro da cidade. Um grande destaque do projeto, onde o cliente poderá produzir sua própria cerveja com a consultoria de experientes profissionais. Serão diversas possibilidades, desde o serviço completo – auxílio na criação de receitas e rótulos, venda de insumos, acompanhamento de produção e envase – até o aluguel do espaço, livre para produção própria.

– Brew Pub: consumir a bebida no local onde é produzida – esta é a proposta do Brew Pub. São 11 torneiras, seis da casa e cinco de parceiros e convidados. Cada estilo com sua temperatura, pressão e copo específicos. Mas todos muito, muito frescos. O menu segue o conceito de pub: beer bites, Fish and Chips, burgers entre outros petiscos. E o Brew Pub já nasce certificado pela UNTAPPD, a maior rede social cervejeira do mundo.

– Growler Station: para levar o chope tirado na hora para casa no growler, um recipiente que o mantém fresco e é reutilizável. E para quem quer ainda mais conforto, O Albanos terá exclusiva parceria para o delivery de chope no growler com a SCAPP.

– Experiências sensoriais: trazem informações sobre os produtos que estão sendo consumidos. Com óculos de realidade virtual, o cliente tem uma experiência de degustação única com Fabiana Arreguy (Jornalista e Beer Sommelier) e Pablo Carvalho (Mestre cervejeiro) que, virtualmente, aprofundam os conteúdos sobre cerveja. E com a tecnologia de realidade aumentada, aplicada nas garrafas das Cervejas Albanos, participam de uma experiência interativa disponível nos rótulos. Com celulares ou tablets, o cliente terá oportunidade de aprender as harmonizações, copo e temperatura ideais, IBU e ABV de cada estilo.

– Loja de Insumos: a Casa Olec traz para dentro da plataforma os insumos e equipamentos necessários a quem deseja fabricar sua própria bebida. Esta parceria também viabiliza a produtores caseiros e de pequeno porte a compra de insumos que agregam qualidade à produção.

– Eventos: O Hub também conta com estrutura para receber eventos sociais e empresariais com capacidade para até 100 pessoas, com cozinha e bar ao vivo e que funcionam de forma independente.

– Delivery: a comodidade de receber em casa todos os rótulos da Cervejaria Albanos do Brasil. Eventos sociais, empresariais ou eventos de grande porte, o Albanos Delivery tem a solução adequada com chopeiras de 30L e 50L, de fácil instalação e manuseio.

– Escola de Cerveja: em parceria com a Academia Sommelier de Cerveja e com a Escola Superior de Cerveja e Malte (ESCM), o Hub terá um andar exclusivamente dedicado à formação. Desde breves workshops – sobre cultura cervejeira, história, contextualização e degustação dirigida; até cursos mais avançados, destinados a profissionais. Entre eles o curso de sommelier, com duração de um semestre, e o Master em Estilo, que será oferecido pela primeira vez fora de Blumenau.

ESTÚDIO DE CONTEÚDO CERVEJEIRO

Para dar um passo como este, foi necessária muita pesquisa e parcerias com profissionais especializados. Agora, todo o conhecimento agregado pela Plataforma Albanos de Cerveja será disponibilizado e compartilhado com o público.

– Expedições de pesquisa: a equipe de produção visitou os principais destinos cervejeiros do mundo: Alemanha, Bélgica e República Tcheca. As expedições serão constantes, em busca de novos ingredientes, técnicas e conteúdo. A próxima já está marcada em Minas Gerais em maio, que dará origem ao lançamento de uma nova cerveja, em junho.

– Estúdio de conteúdo: espaço onde estão disponíveis diversos recursos para a criação, captação e produção de conteúdo. Nele será possível produzir programas de rádio, realizar “lives” (Streaming) e também a produção fotográfica.

– Digital e Conteúdo: Por meio do site, blog, redes sociais e canais de vídeo, o conteúdo levantado nas expedições e o conhecimento dos curadores será disponibilizado ao público: receitas, cursos, viagens e colaborações.

BAR CONCEITO

O casarão tombado, de 1936, no bairro Lourdes abriga o Bar Conceito da Plataforma Albanos de Cerveja. Além das Cervejas Albanos, em chope e garrafa, a gastronomia será carro-chefe desta unidade. A casa continua com o clima agradável, favorecendo encontros entre amigos e famílias, com um andar que pode ser reservado para eventos de até 60 pessoas, espaço pet-friendly e bicicletário.

– Gastronomia: o menu foi reformulado e traz ingredientes mineiros e produtos regionais, com 100% dos insumos locais. A apresentação dos pratos ganha forma descontraída, como o queijo quente com torrada de pastel ou a empadinha na xícara. Os petiscos são atrativos, entre eles o croquete de linguiça acebolada e o bolinho de canjiquinha com costelinha. Nos pratos, destaque para a carne de sereno com mandioca e picles de cebola roxa e o tornedor de costelinha, com canjica branca ao limão e farofa de alho. As sobremesas são simples e saborosas, complementando o menu.

– Espaço para aulas e palestras: a cozinha da casa foi ampliada e aberta, a preparação dos pratos poderá ser acompanhada de todos os pontos do salão. Este novo espaço proporciona aos clientes uma cozinha ao vivo, com oportunidade de aulas e workshops com grandes chefs que são expoentes em todo o Brasil.

– Experiência gastronômica: por meio da tecnologia QR Code, os clientes podem conhecer um pouco mais sobre a história e receita do prato escolhido.

O Albanos é tradição, mas sempre esteve em movimento, inovação está no DNA da marca. “Há cinco anos estamos estudando o mercado e construindo esse projeto para lança-lo de maneira forte e segura, será mais um marco na nossa história. Com 22 anos na área, participamos de diferentes fases de sua evolução e acreditamos que o momento atual é propício para um novo conceito de compartilhamento. Condensamos o melhor do grupo de maneira acessível. Não é somente a criação de um novo negócio, mas de um novo momento para a cultura da cerveja artesanal. Essa é a nossa crença”, explica o diretor do grupo, Rodrigo Ferraz.

SERVIÇO:

PLATAFORMA ALBANOS DE CERVEJA

  • Cervejaria Albanos do Brasil – C.A.BRA I – visitações agendadas.
  • Hub de Cerveja: Rua Pium-í, 611.
  • Bar Conceito: Rua Rio de Janeiro, 2076.
  • Funcionamento: de segunda a sexta, de 17h a 00h. Sábado, de 12h a 00h. Domingo, de 12h até 17h.
  • Delivery: (31) 3281-2644
  • Informações:
  • www.albanos.com.br
  • Facebook.com/PlataformaAlbanos
  • Instagram.com/PlataformaAlbanos

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here