CINE 104 têm programação diversificada em novembro

0
111

Destaque do mês é o “Café com o diretor”, que receberá a cineasta Bel Bechara para um bate-papo após a exibição de seu filme “Onde Quer Que Você Esteja”. Programação ainda conta com ação conjunta ao Festival de Arte Negra; uma Sessão Vitrine, em parceria com a Vitrine Filmes; além de uma sessão conjunta com o grupo de corredores livres CALMA CLIMA.

Dando sequência ao compromisso de destacar os filmes nacionais contemporâneos, além de propor atividades que discutem a produção audiovisual no mundo contemporâneo, o CINE 104 acaba de divulgar a programação do mês de outubro com novidades. O destaque é o “Café com Diretor” com a cineasta Bel Bechara, responsável pelo filme “Onde Quer Que Você Esteja”, e a atriz Gilda Nomacce, que participa da película, para um bate-papo após a exibição do longa no dia 14 de novembro, às 21h15.

Na trama, acompanhamos a Rádio da Cidade Aberta que transmite o programa ‘Onde quer que você esteja’ semanalmente. Neste programa, as pessoas tentam se comunicar com parentes e amigos desaparecidos. Nos bastidores, várias histórias de vida se cruzam. O filme foi vencedor de quatro categorias no Festival Guarnicê de Cinema do Maranhão: Melhor Atriz Coadjuvante, para Sabrina Greve; Melhor Ator Coadjuvante, para Dagoberto Feliz; Melhor Som e Melhor Trilha Sonora, composta por André Abujamra e Eron Guarnieri. O longa será exibido nos dias 13 e 14 de novembro, às 19h30.

SESSÃO VITRINE

Dando sequência a parceria com a Vitrine Filmes, o espaço realiza uma Sessão Vitrine, com o lançamento do documentário “Diz a Ela Que Me Viu Chorar”, nos dias 27 e 28 de novembro, em sessões duplas às 18h e às 19h30.

O documentário retrata um grupo de viciados em crack. Por mais que suas trajetórias possam ter sido diferentes, o destino de todos eles, até então, é o mesmo: ser refém do próprio vício. Confinados em um prédio localizado em São Paulo, eles lutam para reconstruir a própria vida enquanto passam pela difícil fase da desintoxicação. Enquanto

OCUPAção 104

Outra ação de destaque em novembro é a OCUPAção 104, que propõe um diálogo contemporâneo a respeito da ressignificação do audiovisual, promovendo um novo olhar para o contexto vivido pelo cinema nacional e pelas possibilidades artísticas com a sétima arte.

A iniciativa terá suas exibições gratuitas realizadas às segundas-feiras, nos dias 11, 18 e 25 de novembro, às 19h30. No dia 11, o espaço promoverá uma sessão de cinema em parceria com o grupo de corredores livres CALMA CLIMA, que tem como objetivo aproximar o cidadão de Belo Horizonte de sua própria cidade, com corridas pelas ruas da capital. A sessão marca o início da Semana do Corre Contemporâneo, promovido pelo CALMA CLIMA entre os dias 11 e 17 de novembro.

Dentro da programação do OcupAÇÃO CINE 104, mantém-se as exibições da mostra de documentários com selo da DOC Nomads. Reconhecida por ser um dos mais prestigiados programas internacionais do cinema contemporâneo, o selo chega de forma inédita ao Brasil exclusivamente dentro da programação do CINE 104, com curadoria de Pedro Filippis, cineasta mineiro que é um dos sete brasileiros selecionados pelo programa. A mostra DOC Nomads encerra a programação de segundas-feiras no dia 25 de novembro. A programação completa dos filmes ainda será divulgada.

FAN 104 – FESTIVAL DE ARTE NEGRA

Seguindo o Mês da Consciência Negra, celebrado em novembro, e ecoando as importantes discussões contemporâneas a respeito da luta contra o racismo e da inclusão no Brasil, o CINE promove em parceria com o FAN (Festival de Arte Negra), três sessões de filmes nos dias 18, 20 e 21 de novembro.

Sempre às 19h30, o espaço receberá, respectivamente, exibições únicas de dois longas brasileiros: “Ilha”, de Ary Rosa e Glenda Inácio e“No Coração do Mundo”, de Gabriel e Maurílio Martins; além da produção internacional “Milli’s Awakening”, de Natasha A.Kelly.

Durante toda a programação a venda e retirada de ingressos (para as ações de entrada gratuita) serão realizadas a partir das 18h30, na bilheteria física do CINE 104, por meio de compra presencial. A reinauguração do CINE 104 é uma realização viabilizada pelo Ministério da Cidadania e Lei de Incentivo à Cultura.

 

:: Serviço ::

CINE 104

Ingressos: R$10 (inteira) / R$5,00 (meia-entrada)

Bilheteria: Ingressos à venda e disponíveis para retirada a partir das 18h30*

Endereço: Centoequatro (Praça Rui Barbosa, 104 – Centro)

Telefone: (31) 3222-6457

E-mail: cine@centoequatro.org

*nas sessões gratuitas, a ocupação da sala está sujeita a lotação

 

Cine Calma – em parceria com o Calma Clima

Datas: 11/11

Horário: 19h30

Exibição de curtas-metragens sobre corrida urbana e de trilhas no CINE 104. Em seguida, os participantes saem em uma corrida pelo Hipercentro de BH acompanhados pelo grupo de corredores livres Calma Clima

Atividade gratuita

 

Onde Quer que Você Esteja, de Bel Bechara e Sandro Serpa

Datas: 13 e 14 de novembro

Horário: 19h30

Sinopse: A Rádio da Cidade Aberta transmite o programa ‘Onde quer que você esteja’ semanalmente. Neste programa, as pessoas tentam se comunicar com parentes e amigos desaparecidos. Nos bastidores, várias histórias de vida se cruzam.

Duração: 1h41 min

Classificação indicativa: 10 anos

*No dia 14 de novembro, após a exibição do filme, o CINE 104 recebendo a cineasta Bel Bechara e a atriz Gilda Nomacce para um bate-papo da programação “Café com o Diretor”.

 

Diz a Ela que Me Viu Chorar, de Maíra Buhler

Datas: 27 e 28 de novembro

Horário:18h e às 19h30

Sinopse: Documentário sobre o universo de um grupo de viciados em crack. Por mais que suas trajetórias possam ter sido diferentes, o destino de todos eles, até então, é o mesmo: ser refém do próprio vício. Confinados em um prédio localizado em São Paulo, eles lutam para reconstruir a própria vida enquanto passam pela difícil fase da desintoxicação. Enquanto alguns encaram a situação com bom humor e otimismo, outros já viram dias melhores.

Duração: 1h23 min

Classificação indicativa: 16 anos

 

Sessão FAN 104 – Ilha, de Ary Rosa e Glenda Nicácio

Datas: 18/11

Horário: 19h30

Sinopse: É um longa metragem de ficção que explora, dentro da sua própria narrativa, a possibilidade de brincar com o real e a encenação a partir da metalinguagem do “fazer cinema”, flexionando a fronteira entre documentário e ficção.

Duração: 96 min

Classificação indicativa: 16 anos

 

Sessão FAN 104 – No Coração do Mundo, de Gabriel Martins e Maurílio Martins

Data: 20/11

Horário: 19h30

Sinopse: Na periferia de Contagem, Marcos busca uma saída para sua rotina de bicos e pequenos delitos. Surge uma oportunidade arriscada, mas que pode solucionar todos seus problemas. Para isso, ele precisa convencer sua namorada, Ana, a se juntarem a Selma e executarem o plano que pode mudar suas vidas para sempre.

Duração: 120 min

Classificação indicativa: 16 anos

 

Sessão FAN 104 – O Despertar de Milli (Milli’s Awakening, 2018), de Natasha A.Kelly

Datas: 21/11

Horário: 19h30

Sinopse: O quadro Sleeping Milli (Milli adormecida – 1911), do pintor alemão Ludwig Kirschner traz uma modelo negra exotizada e hipersexualizada. Milli está silenciosa, mas a pintura fala alto sobre como mulheres negras foram reduzidas a objetos anônimos de desejo. A obra é um instante da história de séculos das pessoas negras na Alemanha. Inspirada na tradição de costurar colchas de retalhos, Milli’s awakening reúne as vozes de oito mulheres negras alemãs de diferentes gerações. Por meio de suas práticas artísticas elas marcam presença dentro do mainstream branco na sociedade Alemã. Como uma colcha de retalhos, o filme se revela refletindo a diversidade e o entrelaçamento de naturezas de suas histórias.

 

Mostra DOC Nomads

Datas: 25/11

Horário: 19h30

Exibição de curtas-metragens com o selo DOC Nomads – prestigiado programa internacionais do cinema contemporâneo

Curadoria: Pedro Filippis, cineasta mineiro que é um dos sete brasileiros selecionados pelo programa.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here