Iogurte no café, almoço e jantar

0
57

Iogurte é um alimento perfeito, uma tela branca para as mais diversas ocasiões. No café da manhã, ganha companhia de frutas e granolas. No lanche funciona puro mesmo e nas refeições principais aparece em sua versão salgada – muito usado na culinária indiana e mediterrânea (tzatziki!).

E por promover uma melhora da flora intestinal, ele ainda é um ótimo aliado no controle da inflamação!

Mas nem todos os iogurtes são iguais. O tipo mais comum, encontrado em todo supermercado, é um alimento ultraprocessado que deve ser evitado. Uma armadilha já que se aproveitam da fama de comida saudável. Se aditivos químicos (maltodextrina, estabilizantes goma xantana etc) e açúcar fazem parte da composição, fuja!

Versões artesanais e caseiras são a pedida da vez. Em Belo Horizonte, quem já experimentou o brunch no Café Bellíssima, do Mercado Distrital do Cruzeiro, sabe bem quanta diferença um produto artesanal faz. Clientes fiéis batem ponto todo fim de semana por conta da iguaria. “Sou tecnóloga em laticínios pela UFV. Faço iogurte há mais de 20 anos! Essa minha vivência como laticinista me faz saber por exemplo como ter a cremosidade legal só com base no balanço dos sólidos/solúveis do leite” explica Bella Bittencourt, sócia do espaço.

Para quem quer saborear um iogurte no conforto do lar, uma boa pedida é o feito pelo Da Horta (dahorta.org), que pode ser pedido online e entregue em casa. Iogurte em mãos e sem ideias de receitas? Uma ótima pedida é assar ovos com um punhado generoso ramequins individuais. Temperado com suas especiarias preferidas, acompanha muito bem um filé de salmão. O iogurte pode até substituir o queijo em um queijo quente!

As combinações são infinitas, é só soltar a criatividade na cozinha.

História

Iogurte é uma preparação milenar, popular no antigo Egito, Roma e Grécia. Mas a primeira menção escrita em inglês é de 1.625, quando o viajante Samuel Purchas pontuou que “os turcos não bebem muito leite, exceto quando azedo, e o chamam de Yoghurd”. (fonte https://www.bonappetit.com/test-kitchen/ingredients/article/the-etymology-of-the-word-yogurt)

 

Café Bellíssima

O café da manhã é servido aos sábados, de 9h30 às 12h30, no estilo a la carte, com cardápio elaborado para o clima quente, feito com produtos da estação. Já o brunch acontece aos domingos, no estilo buffet, R$5,69/100g, de 9h30 às 14h30.

Rua Ouro Fino 452, Cruzeiro

 

Crédito: Renata Maia

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here