Conheça mais sobre as culinárias africanas com Dandara Batista e Alvaro Tallarico

0
274
A chef de cozinha que seguiu pelo caminho do afroempreendedorismo conversou com o jornalista sobre ancestralidade e gastronomia
Dandara Batista é uma chef de cozinha que resolveu seguir a linha do afroempreendedorismo. Assim começou o projeto Afro Gourmet que acabou virando um restaurante em 2018, no bairro do Grajáu, no Rio de Janeiro. Dandara viajou por alguns países da África em sua busca por temperos, frutas e tradições. Por exemplo, passou por Angola e São Tomé e Príncipe. Nos planos? Cabo Verde.
Além disso, que papo é esse que estão dizendo por aí que feijoada não tem origem africana? Polêmica no ar. Dandara dá sua opinião. Também comenta sobre as pautas específicas do feminismo negro. Nessa entrevista com o jornalista Alvaro Tallarico, ela fala sobre o racismo contra a comida de raiz africana e sua participação em um reality show de gastronomia. Por fim, Dandara define seu trabalho como gastronomia de resistência, uma forma de resgatar e se conectar com sua ancestralidade. Normalmente, brasileiros de origem portuguesa ou italiana conhecem melhor as suas raízes e de onde vieram suas famílias. Contudo, isso dificilmente acontece com os negros brasileiros. A partir disso, procura essa conexão com a ancestralidade e a memória afetiva através da gastronomia.
Serviço:
Culinárias Africanas com Dandara Batista
Estreia: 13 de novembro de 2020
Horário: 12:00
Local:  Canal Vivente Andante www.youtube.com/viventeandante

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here