Baile de Máscaras retorna aos moldes tradicionais após 100 anos em Ouro Preto

0
608

O maior baile de máscaras do mundo já está com data marcada: dia 02 de março, às 20h, na Praça Tiradentes, em Ouro Preto. O evento é gratuito e faz parte da programação do Carnaval Patrimônio 2019, uma realização da Prefeitura de Ouro Preto e Pulsar Brasil através da Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio da SKOL. Durante todo o sábado serão distribuídos materiais para a confecção das máscaras dos foliões.

Historicamente, Ouro Preto realiza bailes desde 1870. Os eventos eram inspirados pelos suntuosos bailes franceses na Grande Ópera de Paris, onde todos se apresentavam vestidos a caráter e com máscaras. Roupas cotidianas estavam vetadas, mas fantasias eram obrigatórias. Este tipo de baile também era promovido no Teatro Municipal do Rio de Janeiro (que ainda os promove). Como capital da Província de Minas (até 1897), a capital mineira Ouro Preto estava afinada com os costumes cosmopolitas. A partir do início do século XX, os bailes passaram a ser realizados em clubes privados e as fantasias não eram exigidas.

Neste carnaval, a Prefeitura promove a retomada do evento, ampliado para o ambiente da Praça, transformada num “grande salão”, com música e acompanhamento nos mesmos moldes dos bailes de cem anos atrás, com toda a pompa e imaginação nas máscaras e na fantasia. A expectativa é que esse seja o maior baile de máscaras já realizado no país, com milhares de pessoas, cantando e dançando as tradicionais marchinhas.

Confira a programação completa do baile:

  Distribuição de máscaras

  •  Gravação do DVD oficial
  •  Shows teatrais e circenses
  •  Orquestra Redonda
  •  Homenagens aos grandes personagens do carnaval
  •  Oficinas

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here